Cuidado políticos! O gigante acordou!

É de arrepiar! Não há adjetivos para comentar as manifestações que estão sendo feitas em diferentes regiões do País, embora com alguns excessos desnecessários. O povo saturado de tantos desmandos políticos, finalmente, está acordando para a realidade. Entendeu que com manifestações desta natureza poderá livrar a nação do seu principal câncer: a corrupção. Protesto assumiu proporções inesperadas e o desfecho final disso tudo é inimaginável.

A onda de protestos tomou conta das ruas de importantes cidades em diferentes pontos do Brasil. Ontem tivemos aqui em Botucatu uma grande manifestação popular com mais cinco mil participantes que caminharam pela principais vias da Cidade, carregando, faixas, cartazes, tocando apito, muitos com as caras pintadas. Botucatu não se omitiu e entrou de cabeça no protesto.

Embora chamada da “revolta da tarifa”, em razão do preço que se cobra pelo transporte coletivo, queixas contra a corrupção, gastos da Copa do Mundo, melhorias na Educação, Segurança, e Saúde, entre outros, passaram a integrar o coro dos manifestantes. Nem a Esplanada dos Mi¬nistérios, na capital federal, escapou. Houve até invasão da marquise do Congresso Nacional onde está a cúpula da Câmara dos Deputados e Senado.

A manifestação lembrou 1992, ocasião em que várias cidades do país foram palco de passeatas pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, no movimento dos “caras pintadas”. Centenas de milhares de pessoas foram ? s ruas do País vestindo preto em reação ao pedido de Collor para que a “maioria silenciosa” saísse de verde e amarelo. Sem respaldo popular, Collor foi despojado do poder.

Só que agora a situação é outra. Cada estado, cada cidade está se movimentando contra seus governantes. A insatisfação é grande. E eles sabem a gravidade da situação, pois a manifestação, embora caudalosa, é pacífica. Não se pode por a culpa em baderneiros e poucos são os casos de confronto. Em diversos locais os participantes receberam demonstrações de simpatia dos moradores das ruas por onde passavam.

E os manifestantes contam com um aliado de peso: as redes sociais. Através dela o Brasil está sendo mobilizado contra os desmandos cometidos por gente com sede de poder e não mede conseqüências para permanecer nele a qualquer custo para usufruir de seus benesses. Essa banda podre tem que ser extirpada. A renovação política é primordial e necessária. E as redes sociais têm agora essa importante função de promover a conscientização e a “limpeza” mostrando quem é quem.

É também através de manifestações como essas que poderemos eliminar os resquícios da ditadura que ainda nos assombram, como é o caso da nefasta obrigatoriedade do voto, ou atualizar nosso Código Penal Brasileiro (CPB) e proceder a verdadeira reforma política.

Então é isso! A continuar esse processo poderemos vislumbrar um novo futuro para o Brasil. Talvez eu esteja exagerando, mas a vontade de ver esse país maravilhoso mudado é muito grande. E eu quero ser otimista, pois não existe um país como o nosso. Pena que tenha se transformado num mar de corrupção nas mãos de políticos inescrupulosos e rapaces, que estão no poder há décadas. A hora é essa! Se o povo colocou esses safardanas no poder, é o poder do povo que poderá tirá-los. No ano que vem teremos eleições…