Creas faz capacitação para a prevenção de drogas

Foi realizada na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Botucatu, a capacitação de profissionais que atuam na prevenção e tratamento do vício em álcool e drogas. Trabalho é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do Departamento de Neuropsiquiatria.
Entre os participantes, estavam funcionários da Secretaria de Assistência Social, de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do próprio CREAS e da rede socio-assistencial da Cidade.

O trabalho tem como principais objetivos orientar os profissionais como detectar os sintomas da dependência, estudar o ambiente familiar do dependente e encontrar soluções viáveis para os problemas apresentados. Além disso, outros temas também foram abordados na capacitação: como se enfrentar o vício, como reduzir os danos causados tanto ao usuário quanto a sua família e o aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os dependentes e usuários de álcool e drogas.

A iniciativa surgiu de uma pesquisa realizada por alunos da Universidade para identificar o nível de conhecimento dos funcionários do serviço social sobre o tema. Em contrapartida, estes alunos irão aos CRAS de Botucatu para conhecer a realidade tratada nesse programa.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria Della Coletta, é importante preparar os funcionários para melhor atender a população. “Esta parceria é fundamental para preparar e levar conhecimento, para aqueles que trabalham na área do serviço social, possibilitando assim, atender integralmente a população que chega aos órgãos públicos.”