Corpo de Bombeiros entrega certificados a mergulhadores

Depois de um curso intensivo e ininterrupto de seis semanas, 21 policiais receberam seus certificados de conclusão do curso de mergulhador, em solenidade realizada na manhã desta sexta-fera (16), na sede do Corpo de Bombeiros de Botucatu, na Avenida Pedretti Neto. O curso teve a participação de policiais de São Paulo, Cajamar, Lins, Bauru, Sorocaba, Avaré, Lençóis Paulista, Guarujá, Jaú e do Mato Grosso do Sul.

Durante a duração do curso atuaram como instrutores os tenentes Winckler e Kato; os sargentos Celestino, Grossi, Milani, Macedo e Da Silva; os cabos Dilson e Pánfilo e os soldados Roncci, Paulo, Adalberto e Neves.

Na mesa de autoridades estiveram o comandante geral da região de Bauru, tenente coronel, José Guerxis Aguiar; o tenente Gutenberg, comandante do Tiro de Guerra; major Marcelo Prado; o delegado assistente da delegacia seccional de polícia, Lourenço Talamonte Neto e José Martins de Souza Neto, representando o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

De acordo com o tenente Winckler, comandante do Grupamento dos Bombeiros de Botucatu, o curso foi dividido em duas fases. Na primeira os policiais tiveram aulas práticas no complexo aquático que fica em área da própria sede dos bombeiros. Numa segunda fase os treinamentos foram realizados em rio, represa e mar.

“Com o curso os bombeiros estão aptos para realizar o resgate de vítimas de afogamento ou qualquer outra operação que seja desenvolvida em ambiente aquático. O curso é intensivo e exige preparo físico e psicológico para sua conclusão e os alunos ficaram alojados permanecendo vários dias, longe do convívio familiar, focados, exclusivamente, nos treinamentos”, conta o tenente.

Após receberem os certificados das mãos dos familiares, os novos mergulhadores se deslocaram até o complexo aquático, onde numa solenidade ocorrida debaixo da água, receberam o brevê (símbolo de mergulhador) que, doravante, fará parte da farda de cada um.

Fotos: Valéria Cuter