Congresso de Saúde premia trabalhos da FMB

 

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Saúde Pública e o Programa de Pós-Graduação (PG) em Saúde Coletiva, participou do 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. Realizado em São Carlos, o evento reuniu especialistas de diferentes regiões do Estado que debateram temas atuais e relevantes da área. Dois trabalhos orientados por docentes da FMB foram premiados.

O estudo denominado “Mapeamento da violência contra a mulher em um município do interior paulista” e “O retorno laboral com limitações: análise de dados de servidores públicos de câmpus universitário do interior do estado de São Paulo” foram reconhecidos pela comunidade científica do Congresso. As autoras do primeiro trabalho são Andrea Silveira Machado Pierine (pós-graduanda da FMB), Dinair Ferreira Machado (pós-doutoranda da FMB), Margareth Aparecida Santini de Almeida (docente da FMB) e Elen Rose Lodeiro Castanheira (docente da FMB). Os autores do segundo estudo são Guilherme Andriolli (graduando da medicina), Miriam Malacize Fantazia (mestre pela FMB) e Adriano Dias (docente da FMB).

Durante o evento foram apresentados, por alunos e professores da Pós-Graduação (PG) em Saúde Coletiva, 20 trabalhos em salas de discussões temáticas. A professora Eliana Goldfarb Cyrino participou do painel “Formação para o SUS: que avanços? Que obstáculos?” e a professora Elen Rose Lodeiro Castanheira da reunião dos Núcleos Regionais da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), representando o Núcleo Regional da Associação em Botucatu. 

 

Pré-Congresso 

Nas atividades que antecederam o Congresso, a FMB esteve presente no Fórum “Perspectivas sobre Formação e Trabalho em Saúde”, com participação da professora Eliana Goldfarb Cyrino como debatedora; e na oficina “Violência contra a mulher: questões de saúde, justiça e prática intersetoriais”, que foi coordenada pela aluna de pós-doutorado da Faculdade Dinair Ferreira Machado e pela pós-graduanda Andrea Silveira Machado Pierine.