Concluída revitalização da quadra da antiga Fepasa

Na próxima terça-feira (14), ? s 19 horas, a Prefeitura de Botucatu realizará a cerimônia de entrega das obras de revitalização das dependências da antiga quadra de esportes do complexo ferroviário, localizada na Rua José Barbosa de Barros (acesso ao Lageado), no Jardim Paraíso.

A ação, que teve início em setembro de 2013, foi promovida pela Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Obras e com apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana. O investimento foi de aproximadamente R$ 30 mil.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, a revitalização envolveu pintura da quadra, conserto dos alambrados, colocação de pedriscos e nova iluminação. O local também passou a contar com bebedouros e a ponte na entrada do espaço recebeu nova pintura e instalação de alambrados.

“Com o objetivo de preservar e resgatar a história da ferrovia, na parte da iluminação do local foram reutilizados os mesmos postes instalados na inauguração da quadra de esportes. A limpeza do espaço também deu visibilidade as paredes das antigas oficinas da antiga ferrovia. A execução dobra foi determinada pelo prefeito João Cury Neto e oferecerá mais uma opção para a prática de esportes e lazer aos moradores daquele local e também poderá sediar eventos ao longo do ano”, comenta.

O local também estará ? disposição para a equipe de corrida e caminhada Marcha Lenta utilizá-lo para a concentração de seus participantes nos treinos. Atualmente as atividades da equipe, que contam com a participação de mais de 320 pessoas, são realizadas todas as terças e sextas-feiras, a partir das 19 horas, com concentração na Praça Alexandre Fleming, em frente ao Hospital do Bairro.

Segundo o presidente da ONG de Profissionalização e Proteção da Família Ferroviária do Brasil (Proteffer), José Luis Vieira Filho, a quadra foi construída em 1987 e estava abandonada há 16 anos. “Essa revitalização é também uma antiga reivindicação da família ferroviária. Esta quadra já sediou diversos campeonatos regionais da unidade da Fepasa. A iniciativa de recuperar este local dá oportunidade para os jovens moradores da região utilizarem a quadra para a prática de atividades físicas. Esta ação irá devolver para o povo o que é dele”, relata.