Comunidade da Vila Aparecida encena a Paixão de Cristo

Nesta sexta-feira, a partir das 20h30, a Pastoral Juventude da Igreja Matriz de Vila Aparecida – Juvila, estará fazendo a encenação da Paixão de Cristo. A peça que tem direção de Davi Franque segue uma linha tradicional baseada em interpretações do Evangelho, contemplando elementos contemporâneos e efeitos especiais. Os atores encenarão no estacionamento da igreja.

Franque revela que a expectativa é receber um grande número de pessoas para acompanhar a performance dos atores amadores, todos da Comunidade Juvila, que com a encenação revive as últimas horas de Jesus Cristo antes de ele ser crucificado. “Estamos nos preparativos finais para a apresentação e torcendo para que nossa paróquia receba um número bem maior do que os anos anteriores”, previu Franque.

Ele salienta que os ensaios estão sendo dinâmicos e com muita dedicação e a montagem traz uma proposta diferente, ao colocar nas mãos de atores amadores o embate e o poder da palavra, encenando um dos momentos mais importantes da história da humanidade.

A encenação mostra Jesus, no tribunal de Pilatos, recebendo a sentença de morte. Sai, toma a cruz sobre os ombros e caminha para o lugar da crucificação. Caminho dificultoso, no meio da multidão de curiosos, muitos dos quais sem saber quem era o condenado; outros, principalmente um grupo de boas senhoras, fazendo lamentações por Jesus que as havia beneficiado com a palavra, o carinho, as curas.

Durante o caminho Jesus, oprimido pelo peso da madeira, cai por três vezes e é açoitado. Um corpo fragilizado estende-se ao solo. Humilhação. Violência, agressão com palavras e com gestos por parte dos encarregados do cortejo para o sacrifício.

No calvário, faz o último despojamento de si mesmo: entrega suas vestes, entrega suas mãos para serem cravadas no madeiro, entrega sua mãe ao discípulo amado, e num grande suspiro entrega ao Pai seu espírito. Pronto.
Tudo está consumado. Tudo foi cumprido em fiel obediência aos planos de Deus Pai. A encenação termina com Jesus Cristo ofertado em favor de toda a humanidade.