Comando da GCM de Piracicaba visita Botucatu

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, Silas Romualdo, capitão do Exército que está há oito anos a frente da corporação naquela cidade, esteve visitando as instalações da Guarda de Botucatu nesta quinta-feira e entre outras coisas, conheceu ? s redes de acesso de informação, como a Informações de Segurança (Infoseg) e Infocrim (Sistema de Informações Criminais), já em funcionamento em Botucatu há mais de três anos e não implantados, ainda, em Piracicaba.

No decorrer da visita o comandante que estava em companhia do inspetor Ramos e também dos guardas civis Fernando, Everton e Jorge, estes dois últimos do grupamento do Canil daquela municipalidade, conheceram a estrutura da GCM e também o Sistema de Inteligência e Estatística (SIEG) implantado há pouco tempo em Botucatu.

Os visitantes também estiveram no gabinete do prefeito João Cury Neto onde fizeram um rápido bate papo quanto ? estrutura das corporações que apesar de estarem em cidades tão diferentes em número de habitantes e nível de criminalidade, trabalham da mesma forma.

A GCM de Piracicaba completou 109 anos de existência neste mês com um efetivo de 460 guardas e previsão de contratação de mais 50 ainda este mês. Segundo o comandante Silas Romualdo, Botucatu está no caminho certo e os investimentos feitos pela municipalidade na corporação é o que levou Botucatu há um nível tão agradável no tocante ? segurança.

“A municipalização da Segurança é uma questão de tempo, é aqui que as pessoas moram, é no gabinete do prefeito que o cidadão vai reclamar quando se tem um problema de segurança” enfatizou o comandante.

O secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado, Adjair de Campos elogiou a atuação da GCM de Piracicaba que chega a prender 50 pessoas em média por mês e ainda dispõe de um pelotão escolar com 40 agentes engajados na entrada e saída de escola e também em projetos de prevenção.

“Em Botucatu há uma integração perfeita entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, o que nos rendeu pela segunda vez o título de cidade mais segura do Estado de São Paulo, entre as que têm mais de 100 mil habitantes”, lembrou Campos.

Finalmente, os visitantes participaram da reunião geral da GCM, onde tiveram contato com a tropa formada e presenciaram a entrega da honraria de destaque do mês de abril a agente Ana Flávia pelos bons serviços prestados á instituição.