Cirurgião plástico do Canadá ministra curso em Botucatu

Entre os dias 11 a 14 de junho, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu a visita do professor Gregory H. Borschel, do Departamento de Cirurgia Plástica da Universidade de Toronto – Canadá. O especialista foi convidado pelo professor Fausto Viterbo, da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMB, para ministrar um curso teórico-prático sobre “Neurotraçadores em estudos de regeneração de nervo periférico”.

Gregory, que é cirurgião plástico e pesquisador, concentra seus estudos na área de reparação, regeneração e transplante de órgãos e tecidos. Sua linha de pesquisa é: “Desnervação e regeneração nervosa” e suas aulas foram ministradas integralmente em inglês.

Os neurotraçadores são substâncias utilizadas em ratos e outros animais experimentais com o objetivo de identificar a origem e o destino das fibras nervosas regeneradas. Em suas aulas, o pesquisador também abordou os temas: paralisia facial, plexo braquial, transplante de face, transplante de mão e estudo de regeneração nervosa experimental.

“O resultado foi extremamente proveitoso, os alunos adoraram. Alguns alunos de nossa disciplina de cirurgia plástica se preparam para realizar um estágio com o professor Gregory, no Canadá, e outros já estiveram com ele na universidade onde leciona, no Canadá”, disse Viterbo.

Esse intercâmbio, que faz parte dos esforços de internacionalização da Unesp, contou com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Diretoria da FMB e ad professora Regina Helena Garcia Martins, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia. O curso teve como co-organizador o professor José de Anchieta de Castro e Horta Júnior, do Departamento de Anatomia do Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp (IBB).

Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de Comunicação e Imprensa