Cevap recebe visita de alunos de escola Municipal

Com a supervisão da professora Adriana Nogueira Melo e das estagiarias de biologia Jennifer Tezuka Macedo e Vanessa Seiko Sugihara os alunos dos 6º anos da Emef Prof. Luiz Tácito Virginio dos Santos visitaram o CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), na Unesp Lageado.

Os alunos puderam aprofundar os conteúdos trabalhados em sala de aula, de um jeito prazeroso, real e prático com a visita ao Serpentário. Trabalhando com os seres vivos, os alunos conheceram de perto animais peçonhentos de nossa região, tendo um contato direto com escorpiões, aranhas e serpentes, estudando seus ciclos de vida, seus ataques e defesas, podendo assim compreender e prevenir acidentes com esses tipos de animais.

Os conhecimentos adquiridos na aula prática podem ser transmitidos através dos alunos ? familiares e amigos, ajudando na prevenção de acidentes, o que ajuda a promover a assistência e orientação a comunidade. Após os conteúdos teóricos, eles puderam tocar nas serpentes, brincando e interagindo com os monitores presentes, além de conhecer um pouco mais sobre a profissão, o que atraiu e despertou ainda mais a curiosidade e o interesse dos alunos.

{n}Cevap{/n}

O Cevap da Unesp de Botucatu é um Centro Interunidade, modalidade de Unidade Complementar, prevista no Estatuto da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multicampi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.

Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro.

Em 2006 inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m2 de área construída, na Fazenda Experimental Lageado – Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP em Botucatu. O complexo dispõe de portaria, guarita de controle, cabina de força, reservatório elevado de água, zoológico de animais peçonhentos, prédio de recepção de animais e quarentenário, prédio de serpentários externos e biotério de roedores, prédio de serpentários internos, laboratórios de pesquisa, prédio de administração, salas de aula e de produção de mídias.