Cempas de Botucatu é cenário para o Animal Planet

Vários setores do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu têm servido de cenário para a gravação de um reality show produzido por Discovery Channel e a Mixer Produtora. Vários episódios foram gravados no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas), coordenados pelo professor/doutor, Carlos Teixeira.
Intitulada “Wild Vet” (“Doutor Selvagem” em português), a série acompanha a rotina de trabalho do médico veterinário Rodrigo Teixeira, diretor do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba.

Nos 32 episódios da série, Rodrigo vai atender casos envolvendo animais da fauna nativa e exóticos em várias regiões do estado de São Paulo.

“Apresento o programa e incluo meus parceiros de atividades. O cenário não é fixo. Gravamos alguns episódios no zoológico de Sorocaba, alguns casos na capital e vários deles em Botucatu. Alguns são inteiramente gravados na FMVZ de Botucatu”, conta Rodrigo.

Na Faculdade, já aconteceram gravações no Ambulatório de Oftalmologia, na área de Diagnóstico por Imagens e no Cempas. Vários professores, alunos de graduação, pós-graduação e residentes já participaram dos episódios. “A presença de vários profissionais enriquece o programa. Nada disso é montado, mostramos o dia-a dia do atendimento mesmo”.

A parceria do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros com a FMVZ é consolidada. O principal exemplo é o Programa de Residência em Animais Silvestres, em que, dos sete residentes, três têm suas bolsas pagas pela Prefeitura de Sorocaba. “Nosso programa é o maior do Brasil nessa área. É o único que reúne uma universidade pública de excelência, um zoológico que é referência no país e uma organização não-governamental especializada em adaptação e soltura de aves (Centrofauna)”, explica o professor Carlos Teixeira, coordenador do Cempas.

“Nossos residentes estão aptos a atuar em qualquer região do país, junto a quaisquer instituições. E não poderíamos deixar de colaborar com um programa de televisão protagonizado por um dos nossos parceiros, com foco na educação ambiental e na conservação da nossa fauna”, complementou o professor responsável pelo Cempas.

O programa será veiculado no segundo semestre de 2013 para o Brasil e a América Latina, pelo canal de televisão a cabo Animal Planet. É o primeiro programa brasileiro do gênero produzido no país. Rodrigo está otimista. “Por ter muita ação e mostrar a riquíssima fauna brasileira, acho que o público vai gostar”.