Cemitérios já são preparados para o Dia de Finados

A administração do Cemitério Portal das Cruzes informa que os familiares que desejam fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas em túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro), têm até o próximo dia 30 de outubro para realizar os serviços. Eles não serão permitidos nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. 

A medida vale para os três cemitérios do município:  Portal das Cruzes Rua Carlino de Oliveira, s/nº  – Centro, telefone: 3882-8632;  Jardim – Avenida José Italo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto, telefone: 3882-6655; e o de Vitoriana Rodovia Alcides Soares, s/nº – Distrito de Vitoriana, telefone: 3815-9555 (subprefeitura).

Os administradores dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) recomendam que as pessoas optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade. Como não precisa ser regado com água, esse tipo de enfeite se torna mais eficiente no controle de proliferação das larvas do mosquito da dengue [Aedes aegypti].

Também é orientado aos visitantes a não levarem jardineiras ou objetos para serem deixados sobre os jazigos dos cemitérios. A Lei Municipal Complementar nº134, de 30 de novembro de 1995, estabelece que “sobre as sepulturas somente será permitida a colocação de plantas e ou flores naturais em arranjos acondicionados em vasos descartáveis, sendo estas retiradas, conjuntamente com os vasos, após o murchamento”. Ao longo destes dias que antecedem o Finados, equipes da Secretaria Municipal de Obras também realizam serviços de manutenção e limpeza dos cemitérios. 

 

Público e funcionamento 

O Dia de Finados mais uma vez deverá atrair um numeroso público aos três cemitérios de Botucatu: Portal das Cruzes, Jardim e o do Distrito de Vitoriana. Apenas o Portal, o maior e mais antigo da Cidade, que contabiliza mais de 59 mil sepultamentos, deverá receber cerca de 10 mil visitantes durante o Finados.  O Cemitério Jardim contabiliza quase 8 mil sepultamentos e o Cemitério de Vitoriana outros 1.500.  Os portões do cemitério Portal ficam abertos das 6 horas e seguem para visitação até 18 horas. O cemitério Jardim funcionará das 6h40 às 18 horas e em Vitoriana das 7 às 17 horas.

Vale lembrar que desde 2011, a Prefeitura de Botucatu conta com um sistema informatizado de consulta dos cemitérios que permite a população encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo onde determinada pessoa está sepultada. Mais informações pelo site www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio.