Cemitérios de Botucatu têm mais de 70 mil sepultamentos

Se somarmos os três cemitérios da Cidade: Portal das Cruzes, Jardim e Vitoriana, chegamos a 70.750 pessoas sepultadas. Nesse domingo que é comemorado o Dia de Finados os três cemitérios deverão receber algo em de 20 mil pessoas.

O mais visitado da Cidade é o Portal que tem 59.911 sepultados em 6.400 jazigos, mantendo a tradição das grandes estruturas de tijolos, concreto, mármore e bronze, deixando o cemitério parecendo uma cidade. Por isso, muitos o chamam de Cidade dos Mortos. Já o cemitério de Vitoriana conta com 1.839 sepultamentos e o Jardim onde os corpos são sepultados no chão soma 9 mil.

Entre os três cemitério que atendem o município Portal é o mais frequentado e onde estão pessoas que fizeram a história de Botucatu, como autoridades políticas, civis e militares. O primeiro sepultamente registrado foi dia 25 de agosto de 1893 e o sepultado foi uma criança chamada Benedicto Pereira da Silva, de 18 meses de idade.

É no Cemitério Portal da Cruzes onde está o jazigo mais visitado, da região e talvez do Estado, principalmente na época de Finados: o túmulo de Ana Rosa (foto). Dezenas de ramalhetes de flores são deixadas no jazigo, todos os anos, pois para muitas pessoas, Ana Rosa é milagreira, ou seja, através de orações e promessas feitas a ela, pode-se conseguir milagres. Seu túmulo é considerado um ponto turístico.

Outro detalhe é que as pessoas que passam pelo Portal e Jardim ainda podem se valer do serviço de terminais eletrônicos. Eles trazem informações sobre cada sepultamento bem como sua localização dentro dos cemitérios. Se preferir, o interessado também pode utilizar o sistema de pesquisa sem sair de casa. Para isso bastará acessar o link www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio.