Catedral encerra o Cerco de Jericó e inicia Festa de Sant´Ana

Na manhã deste domingo o padre Emerson Anizi, responsável pela Catedral Metropolitana de Botucatu, coordenou o encerramento da 3ª edição do Cerco de Jericó, iniciando os preparativos para festa de Senhora Sant´Ana. Durante a semana os fiéis católicos participaram do Cerco fazendo orações e participando de missas que tiveram horários alternados com o objetivo de atender a toda comunidade.

O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capítulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar ? terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo.

Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu. Nos dias atuais os católicos se prostam diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedem que Ele derrube as muralhas que impedem de tomar posse de uma vida mais santa e feliz.

Centenas de pessoas participaram da missa que se iniciou ? s 10 horas e se deslocaram em carreata até Aeroporto Tancredo Neves onde o padre Emerson, levando consigo o Santíssimo Sacramento em um avião sobrevoou a cidade e benzeu e abençoou os lares da população e instituições espalhadas pela cidade. Com esse ato o padre encerrou o Cerco de Jericó de 2010.

{bimg:7259:alt=interna1:bimg}

Agora a comunidade está se preparando para a festa de Sant`Ana, que acontece entre os dias 23 a 25 de julho, com uma gama diversificada de atividades. “Para nós é um momento de intenso trabalho e profunda comunhão, onde podemos perceber a comunidade se unindo em torno de um único ideal que é servir ao reino de Deus”, pregou Anizi.

Para dos três dias de festa a coordenação preparou o tríduo com missas a serem realizadas sempre a partir das 19 horas. No dia 23 (sábado) a missa tem como celebrante o padre Márcio Godoy Júnior levando a família como tema.

No domingo (25) a partir das 10 horas, acontece a tradicional Missa Raiz (sertaneja) e, sem seguida, será servido o almoço italiano. À noite, a celebração da missa fica por conta do padre da cidade de Pardinho, André Luis Benedito.

Já na segunda-feira (26) quando se comemora, oficialmente, o feriado de Sant´Ana em Botucatu, acontece a missa italiana ? s 10 horas em honra a padroeira, celebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Antônio Maria Mucciolo. Na sequência, o almoço onde será servido o “porco no rolete”.

No período da tarde, ? s 16 horas o Arcebispo de Botucatu Dom Maurício Grotto de Camargo celebra a missa solene em homenagem ? padroeira. Em seguida os fiéis participam de uma procissão que irá percorrer várias ruas que circundam a Catedral. À frente da procissão, Dom Maurício estará levando o Santíssimo Sacramento. A festa se encerra ? s 20 horas com o Show de Evangelização da cantora Celina Borges.

Vale lembrar que durante os três dias previstos de festa, serão montadas em frente ? Catedral Metropolitana, diversas barracas com atividades e entretenimento para a população. São esperadas, nos três dias de festa, algo em torno de 30 mil pessoas.

“A festa da padroeira se torna uma festa de todos, onde se festeja a vida e nossa comunhão, além de festejar a nossa possibilidade de transformar nosso sim a Deus em obras concretas no serviço aos irmãos. Continuamos com o mesmo objetivo nesta festa de Sant´Ana, ou seja, alimentar nossa fé e fortalecer nosso vínculo fraterno”, pregou Emerson Anizi, lembrando que toda renda será revertida em prol da continuidade do futuro Centro Catequético Missionário, para oferecer aos paroquianos um ambiente saudável de partilha e formação cristã.

Fotos: Valéria Cuter