Cardiologistas da Unesp lançam livro sobre eletrocardiografia

Através da Editora Santos, os cardiologistas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) Renato de Sousa Gonçalves, docente, e Eder Trezza, professor emérito da instituição, lançaram o livro “O Eletrocardiograma”, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira, 3 de outubro, no saguão do Salão Nobre. A obra já havia sido apresentada no 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que ocorreu entre 14 e 17 de setembro, no Recife (PE).

Com o objetivo de alcançar novos profissionais da área cardiológica e até mesmo os mais experientes, o livro, com 10 capítulos, introduz o leitor aos fundamentos da eletrocardiografia e exames cardíacos, além de auxiliar na prática clínica dessa especialidade. “Esse trabalho serve ao estudante interno, ao residente, clínicos formados e até paramédicos e outros profissionais da saúde. A finalidade é didática, visto que usamos mais de 200 eletrocardiogramas feitos no Hospital das Clínicas da FMB, que é um hospital-escola”, comenta o co-autor Renato Gonçalves.

Todo o acervo de casos utilizado para ilustrar de exemplos “O Eletrocardiograma” está no registro do Hospital das Clínicas da FMB, onde são realizados de 800 a 1000 eletrocardiogramas a cada mês.“A compilação de tantos exames e a produção deste trabalho, junto ao Dr. Trezza, durou praticamente dois anos. Nele, abordamos desde o eletrocardiograma normal até o marca-passo, que já é um assunto mais complexo”, ressalta Gonçalves.

Na tarde de autógrafos realizada nesta quarta-feira, 3, exemplares do livro foram vendidos e dezenas de professores e médicos compareceram para prestigiar os autores cardiologistas.

{n}Sobre o livro{/n}

São 160 páginas que visam simplificar o aprendizado na área de eletrocardiografia e demonstrar a suarelevância no diagnóstico clínico, apoiando-se nos seguintes pontos:

• fundamentos explanados de forma simples e linear;
• apresentação dos critérios de maneira breve e atualizada;
• vasta ilustração, com traçados eletrocardiográficos exemplificando os conceitos introduzidos e sua importância na prática médica.

Fonte: Leandro Rocha