Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório será realizada no município de Botucatu

Geral
Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório será realizada no município de Botucatu 24 outubro 2016

 

De forma a melhorar a busca, diagnóstico e tratamento de pessoas com Tuberculose, a partir da segunda-feira (07 de Novembro de 2016), até o próximo dia 21 de Novembro, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório.

Será a 2ª Etapa desta Campanha neste ano, buscando detectar casos da doença. Esta campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo, visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

tuberculose-1O objetivo da Campanha é a descoberta precoce e tratamento adequado de pessoas com Tuberculose. Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde das Unidades Básicas e Unidades de Saúde de Família de Botucatu irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose, estimulando o interrogatório sobre tosse, a identificação dos Sintomáticos Respiratórios, com coleta de escarro e realização de baciloscopia.

Assim, nesse período, os usuários das Unidades de Saúde serão interrogados ativamente sobre a presença e duração da tosse, independente do motivo da procura, para descobrir mais precocemente os casos de tuberculose, ao invés de aguardar passivamente que o doente procure atendimento, reduzindo a transmissão e evitando mortes.

Além disto, as pessoas que tiverem sintomas (Sintomáticos Respiratórios) serão orientadas para a coleta do exame, como esta deve ser feita e ainda colherão uma amostra de escarro, no momento da identificação, na própria Unidade de Saúde. Além da tosse persistente por mais de 3 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Dentre estes sintomas, o mais frequente da Tuberculose Pulmonar no adulto é a tosse persistente.

Serão locais estratégicos para intensificação desta busca, além das Unidades de Saúde (na população que demanda o serviço), os domicílios, feita pelos Agentes Comunitários da Saúde durante as visitas domiciliárias de rotina; o sistema prisional (delegacias), o Asilo e as Casas de Repouso.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um agente chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa e o microrganismo responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. Quer dizer, que passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e membranas que envolvem o cérebro. O principal sintoma da doença é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses.

A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo contendo o bacilo da Tuberculose. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este agente até o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o bacilo da Tuberculose (Bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

tuberculoseA melhor maneira de se prevenir a doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar uma Unidade de Saúde, para ser avaliado e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Em nosso município haverá intensificação destas atividades que já ocorrem no decorrer do ano.

  • Nos domicílios feita de preferência pelos Agentes comunitários de saúde do PACS e ESF.
  •  Nas unidades básicas e de Saúde da Família, na população que demanda o serviço.
  •  Nos hospitais gerais (doentes internados) e nas emergências a busca ativa do SR é uma importante medida de biossegurança para evitar que casos não diagnosticados transitem por esses locais oferecendo risco para os pacientes e profissionais de saúde.
  •  Nos Serviços de atendimento de populações com pacientes HIV-positivos.
  •  No Sistema Prisional
  •  Em outras instituições fechadas como: asilos de idosos, hospitais psiquiátricos, albergues de moradores de rua, etc.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente e são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento e que NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO MESMO COM A MELHORA DOS SINTOMAS. O Tratamento deve ser continuado até ser dada a alta médica. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.

Contamos com a participação e esforço dos Profissionais de Saúde, da mídia e de toda a comunidade para a melhora das ações do Programa de Controle da Tuberculose em nossa abrangência.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento