Botucatu terá ações dentro da Semana da Consciência Negra

Geral
Botucatu terá ações dentro da Semana da Consciência Negra 03 dezembro 2016

consciencia-negraA Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Políticas de Inclusão, e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promovem de 7 a 14 deste mês a Semana da Consciência Negra. O evento também faz parte das comemorações da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela ONU.

No dia 7, no Cine Janelas, a partir das 16h30, será feito o lançamento da campanha Botucatu Contra o Racismo. Na oportunidade serão expostas fotos produzidas por Malu Ornellas que farão parte da ação que busca sensibilizar toda comunidade para a identificação de práticas racistas, comentários velados, além de explicar como reagir e quais providências tomar caso seja uma vítima.

No dia 12, no Teatro Gino Carbonari, às 19h30, está marcada a abertura da quarta edição dos Jogos da Igualdade, que se encerrará no dia 14, na Casa da Juventude. Já no dia 13, também no Teatro Gino Carbonari, a partir das 20 horas, acontece o “Bossa Convida – Afro Brasilidades”.

Reflexão
Celebrado oficialmente em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é instituído pela Lei 12.519. A data é importante para os negros brasileiros, e estimula a reflexão sobre a maneira como estes se encontram inseridos na sociedade.No contexto histórico, as celebrações do 20 de Novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

Denuncias de racismo
Denúncias de racismo podem ser encaminhadas ao Disque 100 e à Ouvidoria Nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. Pelo órgão de igualdade racial, foram registradas 197 denúncias, de janeiro a novembro deste ano.

É importante mencionar que elas podem ser feitas pessoalmente, pelo telefone (61) 2025-7000 ou e-mail [email protected].

Em relação ao Disque 100 – Módulo Igualdade Racial, o quantitativo de denúncias recebidas em 2016, até o momento, totalizam 429.

Serviço
Cine Janelas
Av. Dom Lúcio, 755 – Centro

Gino Carbonari
Rua Visconde do Rio Branco, 1426 – Vila Padovan

Casa da Juventude
Rua Benjamin Constant, 161 – Vila Jaú

Mais informações
Secretaria Municipal de Politicas de Inclusão
Praça Prof. Pedro Torres, 100 – Centro
(14) 3811-1418

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento