Botucatu sedia evento para discutir parcerias entre Unesp e universidade da Escócia

 

logofmvzDe 10 a 12 de outubro, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebe o evento “Workshop in Internationalisation in Veterinary Sciences: Perspectives for Research Between UNESP and the University of Glasgow, Scotland, UK”.

O workshop será uma oportunidade de reunir professores, pós-graduandos e pesquisadores da Unesp para discutir e programar colaborações em pesquisas em Ciências Veterinárias, pelo convênio estabelecido pela Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp e a University of Glasgow, Escócia.

A FMVZ receberá 6 professores de Glasgow, além de docentes da Unesp de Botucatu, Araçatuba, Araraquara e pesquisadores da Unesp de Jaboticabal. Serão abordados temas relacionados com as seguintes áreas de conhecimento: proteômica e proteínas de fase aguda em doenças infecciosas e parasitárias dos animais, genômica de animais de produção, epidemiologia e patogenia de doenças periodontais em ruminantes, aspectos das interações dos arbovírus e da epidemiologia do vírus Zika no Brasil.

Também serão abordados aspectos da qualidade e segurança na produção de ovos, desenvolvimento folicular em ruminantes, estratégias nutricionais de aumento da eficiência reprodutiva em bovinos, genética e genômica de protozoários e controle sustentável de parasitas gastrintestinais de ruminantes. O evento inclui a apresentação de trabalhos na forma de pôsteres, com o objetivo de criar um espaço para o desenvolvimento de pesquisas em conjunto entre as duas instituições.

O workshop é coordenado pela professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ e pelo professor David Eckersall – do Institute of Biodiversity, Animal Health and Comparative Medicine, School of Veterinary Medicine, University of Glasgow.

O professor Eckersall visitou a FMVZ em junho de 2012 para ministrar disciplina na pós-graduação em Medicina Veterinária. No ano seguinte, a professora Elizabeth passou 6 meses em estágio de pós-doutoramento na University of Glasgow.

Os dois docentes desenvolvem trabalhos de pesquisa em conjunto, com publicações de artigos e intercâmbio de alunos de pós-graduação entre as duas universidades. O evento é gratuito, mas o número de inscrições é limitado. A língua oficial do evento é o inglês e não haverá tradução simultânea. Mais informações, programação completa no site www.fmvz.unesp.br.