Botucatu sedia capacitação da Comissão do Emprego

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) realizou em Botucatu, o Fórum Estadual da Comissão Estadual do Emprego (CEE). O encontro, ocorrido na sede do escritório do Serviço Brasileiro de Apoio ? s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contou com a presença do secretário adjunto da Sert, Aparecido Bruzarosco e foi destinado ? capacitação de representantes de 30 cidades e suas respectivas Comissões Municipais do Emprego (CMEs) da região, como São Manuel, Avaré, Pardinho, entre outras.

“Todos os membros da Comissão Municipal precisam trabalhar em conjunto com a administração, pois precisamos de pessoas comprometidas com as cidades, com os empresários e com o trabalho realizado dentro da CME”, destacou Bruzarosco.

Durante o evento, o prefeito de Botucatu João Cury Neto elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela Sert. “O Bruzarosco tem feito uma peregrinação por todo o Estado e não esqueceu a aproximação com os municípios. Hoje a Sert está mais próxima das prefeituras paulistas, o que tem facilitado a relação com o governo de São Paulo”, pontuou.

Ele ainda comentou do sonho de institucionalizar as Universidades do Trabalhador (Units), lançadas em seu governo, para que outras cidades possam usufruir deste equipamento voltado ? qualificação profissional, geração de oportunidades e renda.

“Por isso o crescimento tem que ser regional. O que é bom para Botucatu tem que ser bom também para as outras cidades e com isso toda a população regional ganha. Se tivermos esse entendimento vamos conseguir avançar sempre. O emprego é a maior política social que pode existir, ele proporciona dignidade a pessoa. É o que liberta e emancipa. Isso se chama cidadania, uma mudança transformadora”, enfatiza.

Participaram também do evento a diretora regional da Sert, Sonia Aparecida Nunes; o representante da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), Eliseu Lira; a diretora da CEE, Silvia Inês Machado; o presidente da Comissão Municipal do Emprego (CME) e do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) de Botucatu, Carlos Negrisoli; e o secretário municipal adjunto do Comércio e Serviço Wellington Lopes.

“Peço para que as Comissões façam uma radiografia dos municípios em que estão inseridas para que os prefeitos possam solicitar cursos de qualificação que atendam as necessidades das cidades e também do mercado”, finalizou Bruzarosco.

Botucatu foi a sexta cidade a receber a capacitação regional. Outros encontros foram realizados em: Bertioga, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A próxima reunião será realizada em Bauru, no dia 16 de abril.

{n}CEE{/n}

A Comissão Estadual do Emprego (CEE) tem como objetivo auxiliar na definição de políticas que compõem o Sistema Público de Emprego do Estado de São Paulo. Através de reuniões periódicas, a CEE, organizada de forma tripartite (poder público, trabalhadores e empregadores), busca soluções para o desemprego no Estado de São Paulo. Para saber mais a respeito da Comissão Estadual do Emprego no Estado de São Paulo e de outros programas da SERT, acesse: www.emprego.sp.gov.br.