Botucatu se prepara para ser a capital nacional das orquídeas

Durante três dias consecutivos (sexta-feira, sábado e domingo) a Escola Angelino de Oliveira, na Vila dos Lavradores, estará aberta para receber a Exposição de Orquídeas 2011. O evento será coordenado pela Associação de Orquidófilos de Botucatu, que tem como presidente, Nivaldo José Cruz, o “Tuchê”.

Na manhã de sexta-feira (4), durante o dia acontece a preparação do local para acondicionar as espécies nas prateleiras e o julgamento das plantas entre os orquidófilos. No sábado (5) as visitas acontecem entre 8 ? s 22 horas e no domingo (6), das 8 ? s 17h30.

A organização desse evento, que já se tornou tradicional em Botucatu, espera o comparecimento de, aproximadamente, 200 expositores de 31 cidades de São Paulo, que colocarão a disposição do público, algo em torno de 1.400 espécies de plantas, muitas das quais fazem parte do acervo pessoal dos colecionadores, por serem raras. Estas não estarão ? venda. O preço das plantas a serem comercializadas varia de R$ 5,00 a R$ 2.000,00.

“O objetivo da exposição é mostrar as mais diferentes variedades dessa espécie de plantas. Já recebemos a confirmação de muitos expositores e quem visitar a exposição poderá contemplar com uma variedade muita extensa de orquídeas, de diferentes expositores conhecidos, nacionalmente, pela raridade de suas plantas e estão sempre presentes nas maiores exposições realizados no País”, comentou Nivaldo Cruz.

Podemos dizer, prossegue Nivaldo Cruz, que durante três dias Botucatu se transformará na capital nacional das orquídeas. “De uma maneira geral, nossa expectativa para a exposição deste ano é realizar um grande evento com a participação maciça da população de Botucatu e de outras cidades da região”, disse.

Fotos: Valéria Cuter