Botucatu receberá movimento pela inovação

O Parque Tecnológico Botucatu receberá de 16 a 19 de maio o Movimento pela Inovação, idealizado pela Desenvolve SP – agência de fomento do governo do Estado de São Paulo. A iniciativa busca apoiar empresas, startups e pesquisadores para investirem em inovação, encurtando a distância entre estes e as instituições de fomento.

A abertura do evento, que já passou por sete cidades espalhadas por todas as regiões do Estado, ocorre na segunda-feira, às 9 horas, e apresentará aos empreendedores as opções de financiamento e outros tipos de apoios à inovação. No decorrer na semana, equipes da Desenvolve SP e parceiros do Movimento estarão disponíveis para atendimentos individuais.

Trata-se de uma oportunidade única para que os conhecimentos produzidos pela iniciativa privada, parques tecnológicos, incubadoras e universidades possam ser transformados em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda. O evento tem apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Associação Parque Tecnológico Botucatu.

“Estamos retomando o Movimento pela Inovação em 2016. No ano passado atendemos individualmente cerca de 300 empreendedores no interior do Estado, identificando diversos projetos inovadores de alto impacto. Botucatu é um importante polo de pesquisa e inovação, com grande potencial para novos projetos, não podia ficar de fora”, diz Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios da Desenvolve SP.

O suporte oferecido pelo Movimento pela Inovação vai desde consultoria para formatação de projetos até a orientação para o financiamento mais adequado ao projeto de inovação, que contam com linhas de subvenção econômica (não reembolsáveis), linhas de financiamento de longo prazo, ou ainda aportes via venture capital, por meio de Fundos de Investimento em Participações.

São parceiros do Movimento pela Inovação: Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Centro Paula Souza, Sebrae-SP,  Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), entre outros.

Sucesso local

Botucatu é exemplo onde o investimento em inovação é possível. Duas empresas da cidade já foram apoiadas pela Desenvolve SP, em modalidades diferentes. A Consciência Tecnologia, empresa de sistemas integrados de gestão empresarial, obteve financiamento por meio da linha MPME Inovadora, do BNDES, para desenvolvimento de uma nova e mais moderna plataforma ERP [ERP – Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês].

Enquanto a Genotyping, empresa de diagnósticos genéticos nascida dentro da incubadora de alta tecnologia na Unesp de Botucatu, com foco em testes genéticos e análises moleculares para as áreas de saúde, recebeu aporte de recursos, via venture capital, por meio do Fundo de Inovação Paulista, que tem a Desenvolve SP como idealizadora e principal cotista.

Mais informações

Os interessados em saber mais sobre as possibilidades de financiamento poderão agendar um horário com os consultores da Desenvolve SP e tirar todas as dúvidas. Os agendamentos poderão ser realizados pelo telefone: (14) 3813-4659 ou pelo e-mail: secretaria@parquebtu.org.br.

Os atendimentos serão realizados na segunda a quinta-feira (de 16 a 19), das 9 às 17 horas. Saiba mais em www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao.

Serviço

Parque Tecnológico Botucatu

Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m

Tel.: (14) 3813-4659

E-mail: contato@parquetecnologicobotucatu.org.br

Site: http://parquebtu.org.br/.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)