Botucatu recebe caminhão pipa do governo do Estado

Em reunião realizada em São Paulo, o Secretario Estadual de Meio Ambiente Bruno Covas e o Governador Geraldo Alckmin liberaram para Botucatu a quantia de R$ 250.000,00 para compra de um caminhão pipa. Esse veículo será usado para combate a incêndio e transporte de água, potável ou não.
O caminhão-pipa também pode ser utilizado para controle de emissão de poeira, lavagem de ruas e praças, abastecimento de água potável em residências, condomínios, indústrias, entre outros. “Esse recurso foi liberado como reconhecimento pela colocação que tivemos no programa município verde e azul”, comemorou o prefeito.

Entre os 645 municípios do Estado de SP, Botucatu pela segunda vez consecutiva ficou entre os dez primeiros colocados. “Cumprimento e parabenizo toda a equipe da secretaria do Meio Ambiente pelo ótimo trabalho e pelo alcance das metas estabelecidas”, elogiou o prefeito. A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

{n}Programa verde e azul{/n}

O Município Verde Azul é um programa ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. Visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados ? SMA, ao Governo de Estado, ? s Prefeituras e ? população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA. A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica ? s equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.