Botucatu promove 8ª inspeção veicular gratuita, neste sábado (4)

?

INSPEÇÃO VEICULAR - FOLDER

As secretarias de Mobilidade Urbana (Semutran) e de Meio Ambiente de Botucatu, em parceria com oficinas da Cidade, promovem neste sábado (4) a oitava inspeção veicular gratuita da campanha “Botucatu Ar + Puro”. A ação ocorre das 9 ? s 17 horas, no bolsão de estacionamento em frente ? Emef. Dr. Cardoso de Almeida (Cardosinho). A iniciativa também é uma das ações da Semana de Meio Ambiente 2016.

Os motoristas que passarem pelo local terão a oportunidade de checar a emissão dos gases poluentes CO (gás carbônico) e HC (hidrocarbonetos) de seus veículos (movidos a etanol ou gasolina).

Além disso serão inspecionados outros itens como: pneus, bateria, alternador, extintor de incêndio, luzes e freios, além de possíveis vazamentos de fluídos, entre outros sistemas de funcionamento do veículo, que se aprovado receberá um selo que será afixado no para-brisa.

Caso seja verificado algo de errado com o veículo, o motorista é orientado a procurar uma oficina de sua confiança para solucionar o problema. Dessa maneira, os carros inspecionados adquirem maior segurança para transitarem no Município.

INSPEÇÃO VEICULAR GRATUITA - FOTO ARQUIVO SEMUTRAN (2)É uma oportunidade para que o motorista tenha conhecimento se seu carro está emitindo um volume maior de gases tóxicos ao meio ambiente e consumindo mais combustível do que o necessário. Vale ressaltar ainda que Botucatu é uma das poucas cidades que oferecem ? população esse serviço de forma gratuita.

“A Inspeção Veicular Gratuita já se firmou como uma das grandes ações do atual governo João Cury no que tange segurança no trânsito e meio ambiente. Botucatu já possui uma frota de 94 mil veículos, que se não estiverem em plena ordem podem gerar poluição em excesso e acidentes. Então o Poder Público tem o dever de realizar campanhas permanentes, que chamem a atenção dos motoristas a estas questões. Ainda mais Botucatu, que é signatária do pacto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) na redução de 50% dos acidentes e mortes no trânsito até 2020”, enfatiza o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis.

Outras ações – A Secretaria Municipal da Saúde estará presente na ação para realização de exames gratuitos de glicemia e pressão arterial. Já a Associação de Proteção aos Animais (APA) participará do evento com a tradicional “feirinha” de adoção de animais e oferecendo orientações sobre saúde de cães e gatos, das 10 ? s 12 horas.

Parcerias – A oitava edição da inspeção veicular contará com a participação das seguintes oficinas mecânicas: Almeida Racing; Auto Elétrica Maeda & Maeda; Auto Mecânica Barbosa;? Auto Mecânica Carnietto; Auto Mecânica Conceição; Auto Mecânica Fábio Botelho; Auto Mecânica Standart; Auto Mais Mecânica; Du Polo Ecomecânica Especializada; Só Freios – Suprema.

SELO BOTUCATU AR MAIS PURO adesivo2016

Mais informações

Secretaria de Mobilidade Urbana

Rua Amando de Barros, nº 2.741 – Lavapés

Telefone: 3813-3515 / 156

Site: semutran.botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SemutranBotucatu

 

Secretaria de Meio Ambiente

Rue General Telles, 1603 – Centro

Tel.: 3811-1290

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)