Botucatu participa da 5ª Conferência das Cidades

Geral
Botucatu participa da 5ª Conferência das Cidades 19 novembro 2013

Dois botucatuenses participam da 5ª Conferência Nacional das Cidades como representantes titulares do Estado de São Paulo. O evento será realizado entre os dias 20 e 25 deste mês, no auditório Ulisses Guimarães, em Brasília (foto). O jornalista José Alberto Conte Junior, assessor da Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária, é delegado estadual como representante do Poder Público Executivo; a cidadã Irene Cardoso representa os Movimentos Populares. Ambos foram eleitos durante a Conferência Estadual das Cidades, realizada em setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A Conferência das Cidades está sob a responsabilidade do Ministério das Cidades, as Conferências das Cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local (ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia para a população de até três salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros).

Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade e fortalecem o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.

{n}Etapa Nacional {/n}

A quinta Conferência Nacional das Cidades cujo tema é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!” – será presidida pelo Ministro de Estado das Cidades. Estima-se que o evento receba cerca de 3 mil participantes (2.681 delegados e 400 observadores). Desses, 1.689 são delegados eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são delegados indicados pelo Governo Federal, 561 são delegados indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados “delegados natos”.

A Conferência tratará da reforma urbana e temas de âmbito nacional, considerando os avanços, as dificuldades, os desafios e as propostas consolidadas nas conferências estaduais. As conferências permitem ampliar o conhecimento das realidades locais, estaduais e regionais dentro das especificidades socioterritoriais e propicia a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil.

{n}Objetivos {/n}

A Conferência tem o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

I – Propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados ? Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;
II – Sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras;
III – Propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias;
IV – Propiciar e estimular a organização de conferências das cidades como instrumento para garantia da gestão democrática das Políticas de Desenvolvimento Urbano nas regiões, Estados, Distrito Federal e Municípios.

{n}Finalidade{/n}

A quinta Conferência Nacional das Cidades, convocada pelo Conselho das Cidades, terá as seguintes finalidades:
I – Avançar na construção da Política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano;
II – Indicar ao Ministério das Cidades as prioridades de atuação;
III – Eleger as entidades nacionais membros do Conselho das Cidades, para o triênio 2014-2016, conforme Resolução Normativa do Conselho das Cidades;
Durante a segunda reunião da Coordenação-Executiva da quinta Conferência Nacional das Cidades, realizada nos dias 24 e 25 de julho, no auditório do MCidades, foi encaminhada a criação de quatro comissões organizadoras e um grupo de trabalho, que irão organizar o processo da quinta CNC, são:
• Comissão de Metodologia e Sistematização e GT Texto Base
• Comissão Nacional Recursal e de Validação – CNRV
• Comissão de Mobilização e Divulgação
• Comissão de Infraestrutura e Logística

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento