Botucatu entra na campanha para ajudar Lençóis Paulista

Foto – Wagner Gonçalves Gonçalves

Também cidades da região, entre elas Botucatu, estão arrecadando produtos de limpeza, água e higiene pessoal para atender as  famílias atingidas

 

As enchentes que atingiram Lençóis Paulista mobilizam desde a semana passada inúmeras equipes que trabalham sem descanso, em várias frentes. Voluntários de entidades, igrejas e de toda a comunidade preparam refeições, café da manhã e colaboram na separação de doações recebidas no Tonicão e em outros pontos da cidade. Equipes da Prefeitura, SAAE e Defesa Civil estão mobilizadas realizando ações emergenciais em todas as regiões da cidade.

Empresas cederam equipamentos e funcionários que trabalham em conjunto com a Prefeitura para a limpeza e retirada de entulhos nas áreas atingidas pelas enchentes. A população de Lençóis Paulista demonstrou mais uma vez, a solidariedade por meio de doações de itens que estão sendo distribuídos para as famílias atingidas. Também cidades da região, entre elas Botucatu, estão arrecadando produtos de limpeza, água e higiene pessoal para atender as  famílias atingidas. Doações podem ser entregues na Rádio Municipalista, em frente a Praça Emílio Peduti – Bosque.

 

Obras emergenciais

A Diretoria de Obras e Infraestrutura está executando obras emergenciais nesta segunda, visando a liberação de pontes e trechos de ruas e avenidas que foram atingidas pelas enchentes na semana passada. Na Ponte Luiz Cacciolari (rua coronel Joaquim Anselmo Martins), o trabalho contempla a reconstrução de parte do passeio público danificado e a recuperação das cabeceiras e guarda-corpo da ponte (proteção lateral). A Prefeitura também vai retirar restos de galhos, árvores e objetos que estão depositados no leito do rio, na parte inferior da ponte (foto Wagner Gonçalves/Assessoria de Comunicação e Cerimonial).

O Departamento Municipal de Trânsito liberou para o tráfego de veículos um trecho da rua doutor Antônio Tedesco no cruzamento da avenida 25 de Janeiro, altura da rodoviária, para os motoristas que trafegam em direção da ponte da avenida Nove de Julho. A ponte da rua Quinze de Novembro, próximo ao SAAE também foi liberada para a circulação de veículos.

Equipes da Prefeitura trabalharam durante o final de semana, executando a limpeza da avenida 25 de Janeiro, no trecho atingido pelas enchentes. As equipes ainda continuam no local para a lavar a avenida e posterior liberação da avenida. A Diretoria de Obras e Infraestrutura também mantém equipes para a execução de obras de reparos na ponte da rua 28 de Abril, para a liberação ao tráfego de veículos.

 

Tratamento de água

O SAAE comunica que desde as 18 horas de domingo, 17/01, a Estação de Tratamento de Água (ETA), tem operado em capacidade máxima para reestabelecer o fornecimento em bairros que, por conta da enchente, ficaram sem água. Desde a quinta-feira, quando começaram os trabalhos de limpeza e reparos da ETA, as equipes do SAAE não mediram esforços para colocar a estação em funcionamento.

Durante este período, foi montada uma estrutura especial de atendimento à população, por meio do fornecimento de água potável, cedida pelo poço artesiano da Lwart, por meio de caminhões pipas, do SAAE, empresas da cidade e de outros municípios. Ao todo foram 14 pontos da cidade atendidos, com o objetivo de minimizar os efeitos do desabastecimento.

Ainda durante os dias subsequentes à enchente, o sistema de abastecimento de água da cidade funcionou em 50% da sua capacidade por meio dos poços artesianos. As equipes do SAAE, da Defesa Civil e da Prefeitura agradecem a população pela compreensão e colaboração neste momento único na história de Lençóis Paulista, pelo atendimento aos apelos de economia de água.