Botucatu é destaque no Índice Brasil de Cidades Digitais

Botucatu avança de forma consistente em relação aos investimentos voltados ? digitalização de sua infraestrutura e a oferta de serviços eletrônicos ? população. É o que revela o Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 que avaliou o nível de digitalização em 100 municípios nas cinco regiões do Brasil.

O levantamento, que acaba de ser divulgado, coloca Botucatu na 38ª posição com um total de 319 pontos. Nas 10 primeiras colocações aparecem apenas grandes cidades: Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Campinas (SP), Anápolis (GO), Sorocaba (SP), Porto Alegre (RS), Jundiaí (SP), Guarulhos (SP) e Santos (SP).

Para pontuar os 100 municípios foram consideradas nove categorias: presença de equipamentos primários; acesso público ? internet, cobertura geográfica e conexão; acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; banda; serviços públicos e privados; integração de serviços públicos; integração de comunidades e novo espaço público e integração de cidades, estados e países.

Entre as virtudes de Botucatu apontadas pelo IBCD 2012 está o fato do município abrigar um dos pólos do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária na modalidade de ensino a distância.

Também foi destacado que através de seu portal, a prefeitura oferece vários serviços aos cidadãos como consultas a multas, registros nos cemitérios, horários de ônibus, pedidos de podas de árvores, entre outros. É citado ainda que o sistema de ouvidoria está ligado a sistemas equivalentes nas esferas estadual e federal.

Além disso, todas as escolas de ensino fundamental e médio da cidade estão equipadas com laboratórios de informática com conexão ? internet. Botucatu dispõe de cinco telecentros e onze hotspots, um deles mantido pela prefeitura (no terminal rodoviário), com oferta de velocidade média de acesso de 2 Mbps.