Botucatu comemora Dia Internacional da Paz

Alguns dos principais símbolos da cidade de Botucatu amanhecerão, no próximo sábado (21), com faixas brancas em alusão ao Dia Internacional da Paz, instituído em 1981 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta data, em todo o mundo, é feito um apelo para o encerramento completo das hostilidades, o cessar-fogo e a não-violência. Os locais escolhidos foram os prédios da Prefeitura, Câmara, Teatro Municipal, Igreja de Santo Antonio (Rubião Júnior) e o pontilhão da antiga Fepasa.

Em 1º de agosto de 2011, o prefeito João Cury Neto participou de uma vídeo conferência com o prefeito de Hiroshima, Matsui Kazumi e formalizou a adesão do município a rede “Prefeitos pela Paz” (Mayors for Peace). O movimento lidera a campanha que busca a abolição das armas nucleares até o ano de 2020, quando serão completados 75 anos do bombardeio nuclear ? s cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki (foto), durante a 2ª Guerra Mundial.

“Todos os dias somos surpreendidos com informações relacionadas ? violência e desrespeito aos direitos humanos mais elementares. É preciso que haja, por parte de todas as nações do mundo, uma grande mobilização em torno da paz. Com esse espírito fomos signatários e nos tornamos membros do Prefeitos pela Paz, demonstrando que o povo de Botucatu estará engajado nesse movimento de fraternidade, na busca por um mundo melhor”, enfatiza o prefeito João Cury.

Mais de meio milhão de pessoas morrem todos os anos em conflitos armados, ataques violentos e como resultado de atividades criminosas no mundo. E cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o que corresponde a mais de 20% da população mundial, vivem em países afetados pela guerra, violência e altos índices de criminalidade.

Confira abaixo a íntegra da carta enviada ao prefeito João Cury pelo senhor Matsui Kazumi, Presidente da rede Prefeitos pela Paz:

{n}Dia Internacional da Paz 2013{/n}

Caro Prefeito companheiro para a Paz,
Em 1981, a Assembleia Geral das Nações Unidas, por unanimidade, aprovou uma resolução que cria o Dia Internacional da Paz (IDP), que declarou em parte, “… a dedicar um tempo específico para concentrar os esforços das Nações Unidas e seus Estados-Membros, bem como a toda a humanidade, para promover os ideais de paz e de dar evidência positiva de seu compromisso com a paz de todas as maneiras viáveis. ”

Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que estabelece 21 de setembro como uma data fixa IDP e dia anual de não-violência e de cessar-fogo. A ONU convida todas as nações e povos para honrar a cessação das hostilidades durante IDP, e para comemorar de outra forma o Dia Internacional da Paz, através da educação e conscientização pública sobre as questões relacionadas com a paz e bem-estar para todos.
Desde então, tem havido muitos eventos ao redor do mundo que comemoram o Dia Internacional da Paz. Prefeitos pela Paz tem sido um defensor de longa data do IDP, como forma de lembrar as pessoas do sofrimento desumano vivido por Hiroshima e Nagasaki e a necessidade urgente de realizar um mundo sem armas nucleares.

No IDP ano passado, o hibakusha e outras pessoas reuniram-se em Hiroshima, e realizou um minuto de silêncio ao meio-dia em frente ao Monumento das vítimas da bomba. Além disso, a bandeira foi levantada pedindo a abolição das armas nucleares até 2020, e rezou para a erradicação das armas nucleares e de uma paz mundial duradoura. Eventos de comemoração foram realizadas não só em Hiroshima, mas também em muitas cidades membros, como Montreal, Chicago, Manchester e Genebra.

O tema para o Dia Internacional da Paz 2013 é “Educação para a Paz”. Este tema nos oferece uma oportunidade para inspirar os jovens a se envolver nos esforços globais vitais para abolir as armas nucleares e da guerra final.Com este objetivo em mente, a cidade de Hiroshima vai realizar eventos de comemoração envolvendo hibakusha e jovens, mais uma vez este ano.

Além disso, em colaboração com as ONGs Pathways to Peace, Cercle de Paix – Círculo de Paz e seus muitos parceiros, incluindo o Dia Internacional da Paz Comitê de ONGs na ONU, a cidade de Montreal irá realizar um “minuto de silêncio – Moment of Peace ” e transmiti-lo através da internet. Além disso, as discussões estão sendo realizadas para transmitir ao mundo os esforços de várias regiões através do site das Nações Unidas.

Neste contexto, nós humildemente pedimos que orem pela chegada de um mundo de paz, sem armas nucleares, e realizar um evento para marcar o Dia Internacional da Paz de 2013. Se você pretende organizar um evento como esse, eu ficaria satisfeito se pudesse informar o nosso escritório.

Atenciosamente,

Matsui Kazumi
Prefeito de Hiroshima
Presidente de Prefeitos pela Paz