Botucatu começa qualificação gratuita de 210 pessoas, em parceria com o Estado  

cursos-de-qualificacao-nas-carretas-do-programa-via-rapida-emprego-foto-igor-medeiros-10-customTiveram início nesta segunda-feira (12), em Botucatu, os cursos profissionalizantes do Via Rápida, programa de qualificação do Governo do Estado, em parceria com a Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Unite). As aulas acontecem em unidades móveis instaladas nos bolsões do Centro Histórico da Cidade nos três períodos do dia: manhã, tarde e noite.

São um total de 210 pessoas inscritas e que até o dia 7 de outubro receberão conteúdo teórico e prático para as seguintes atividades profissionais: Corte e Costura, Panificação, Manipulador de Carnes, Manicure e Pedicure, Assistente de Cabeleireiro, e Maquiagem. Tudo de forma gratuita. Caso algum aluno inscrito não compareça até esta quarta-feira (14), outra pessoa da lista de espera poderá ser chamada.

cursos-de-qualificacao-nas-carretas-do-programa-via-rapida-emprego-foto-igor-medeiros-21-custom“Nós procuramos dar cursos em todas as áreas, mas buscamos com o Via Rápida trazer cursos que pudessem capacitar pessoas para exercer profissão não só de carteira assinada, mas com a iniciativa dela mesma prestar serviços e conseguir renda nesse período tão difícil do mercado de trabalho recessivo. Através da Unit estamos oferecendo cursos consecutivamente. Até o fim deste ano devemos chegar numa marca de 1,3 mil a 1,4 mil certificações”, informa o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Costa.

Aqueles que se inscreveram e já participaram das primeiras aulas se mostraram com a esperança renovada em poder aprender ou aperfeiçoar uma atividade profissional. É o caso de Vânia Campos Souza Cardoso, 31 anos, que está fazendo o curso de Corte e Costura. Mesmo desempregada há dois anos, ela enxergou a possibilidade de se recolocar no mercado de trabalho.

“Gostei por ser um curso rápido e por ser de graça, o que uma mão na roda pra mim que estou desempregada. Tenho experiência com costura e posso aperfeiçoar ainda mais a minha técnica, pra poder aumentar a renda e ajudar pouco mais em casa. Tenho três crianças, então no mínimo, dá até pra fazer roupa pra eles, o que já é um jeito de economizar”, diz.

Sobre qualificação profissional em Botucatu

cursos-de-qualificacao-do-via-rapida-foto-igor-medeiros-21-customA Prefeitura de Botucatu, sob a gestão do prefeito João Cury Neto, tem adotado desde 2009 uma política específica na área do trabalho e renda e que estão reunidas dentro do programa Todos pelo Emprego.

Uma das ações é justamente o investimento em qualificação da mão de obra. Em quase oito anos, o Poder Público Municipal já aplicou cerca de R$ 1 milhão em cursos de qualificação, beneficiando mais de 5 mil pessoas em diferentes áreas de atuação como indústria, construção civil, comércio e serviços.

Um dos principais braços desta grande “rede do bem pró-emprego” tem sido a UNITE, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em dezembro de 2011, ela oferece cursos de qualificação profissional, totalmente gratuitos, de acordo com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho do Município.

cursos-de-qualificacao-do-via-rapida-foto-igor-medeiros-32-customOs cursos ofertados pela Prefeitura de Botucatu buscam atender, principalmente, pessoas que estejam desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNITE também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

 

Mais informações

Universidade do Trabalhador e do Empreendedor

E-mail unit@botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador

Tel.: (14) 3814-7346