Bombeiros mirins fazem “pedágio” para prevenir acidentes

O Comando do Posto de Bombeiros de Botucatu realizou na manhã deste sábado (11), um bloqueio educativo, com estudantes de ambos os sexos de diferentes escolas do Município na faixa etária compreendida entre 09 a 13 anos, que fazem parte do curso de bombeiro mirim. Os alunos são orientados pelo policial Milanesi.

Os “bombeiros” se posicionaram em um local estratégico da Avenida Pedretti Neto e em uma área reservada e protegida, distribuíram panfletos e cartilhas, contendo várias orientações sobre prevenção de acidentes no lar, na rua ou no trabalho, assim como a importância da doação de sangue, prevenção de incêndios, entre outras.

Segundo Milanesi que há dez anos trabalha com estudantes, o curso tem a duração de dois meses e feito aos sábados no quartel do Corpo de Bombeiros. O pedágio ou bloqueio educativo é uma maneira de fazer com que as crianças possam praticar a cidadania. “A prevenção é a maneira mais eficaz de diminuir os acidentes e por isso deve ser difundida. A distribuição desses panfletos e cartilhas educativas a motorista é uma maneira de orientação”, frisa Milanesi.

Sobre o curso ele alega que são abertas 40 vagas para as escolas da Cidade e a inscrição é feita no próprio quartel. “Porém, para fazer o curso é necessário que a criança esteja estudando. Esses alunos que hoje estão fazendo o bloqueio iniciaram o curso em maio e vão receber o certificado no dia 25 de junho quando será encerrado. Depois abriremos inscrição para que outros 40 estudantes tenham oportunidade de participar”, salienta o policial.

Milanesi enfoca que o objetivo do curso é levar ? s crianças conhecimentos básicos na área de prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, acidentes domésticos, pedágio educativo, entre outros. “Eles levam para casa e ? escola tudo o que aprenderam no curso”, ressalta o bombeiro, lembrando que as inscrições poderão ser feitas no quartel do Corpo de Bombeiros, sito ? Avenida José Pedreti Neto, 65, Vila Nogueira – Botucatu, devendo o pai ou responsável estar presente no ato da inscrição.

{n}Fotos: Valéria Cuter

{bimg:23524:alt=interna1:bimg}