Boa conservação de eletrônicos evita gastos desnecessários

 

Usar de forma inteligente equipamentos eletrônicos evita danos e gastos com consertos. Segundo Anderson Serrano Celestino, docente da área de tecnologia da informação do Senac Botucatu, pequenas precauções podem garantir maior durabilidade dos aparelhos. “Os problemas apresentados por computadores e notebooks possuem vários fatores, mas o principal é mau uso e conservação”, explica.  

Anderson explica que o cooler – componente interno responsável por manter a temperatura do equipamento – as memórias e a fonte de energia são as peças que mais sofrem com o uso incorreto dos usuários. “Esses problemas ocorrem por ventilação inadequada, acúmulo de poeira e o consumo de alimentos – principalmente líquidos – sobre os equipamentos”.

Evitar esses danos e seus efeitos no bolso requer mudança de comportamento. “Para isso, o indicado é realizar regularmente a manutenção preventiva, isso traz maior tranquilidade e menos riscos”. Assim, diminui-se a necessidade de trocas e reparos de equipamentos. Baterias de notebooks mais novos não sofrem com o ‘efeito memória’; ou, para usar o termo popular, não ‘viciam’. Mas, ainda assim precisam de cuidados. A dica é usar essa fonte de energia apenas quando for necessário.

Além disso, evite expô-la ao calor, isso inclui usar o notebook no colo. E, quando usar a bateria, evite descarregá-la completamente e, principalmente, guarda-la ‘zerada’. Isso pode oxidar seus componentes a ponto de comprometer o funcionamento. Já para carregar, use apenas o carregador cedido pelo fabricante. Para evitar erros, faça uma leitura cuidadosa do Manual do Usuário.

Já o acúmulo de sujeira nas partes internas do microcomputador e do notebook causa o aquecimento excessivo, provocando danos irreversíveis. “É indicado a limpeza interna e lubrificação dos componentes a cada seis meses – ou menos, dependendo da região – tomando esses cuidados o computador estará mais seguro e prolongará sua vida útil”, orienta o docente.

As impressoras também podem apresentar problemas por conta do uso inadequado. “No entanto, ações simples prolongam a vida e qualidade desse equipamento. Evite cartucho/toner remanufaturado, desligue a impressora antes de desconectá-la e utilize papel de qualidade”, finaliza o docente.

Aos interessados em conhecer os procedimentos de manutenção de computadores e impressoras, além de como configurar rede local, o Senac Botucatu está com vagas disponíveis para o curso Formação em Hardware, com início para o próximo dia 19 de outubro.  Informações sobre inscrição podem ser obtidas na própria unidade, localizada na rua Dr. Rafael Sampaio, 85, no bairro Boa Vista, pelo telefone (14) 3112-1150 ou no Portal Senac: www.sp.senac.br/botucatu.