Aventureiro leva o Museu do Café a 37 países da Europa

O botucatuense Sérgio Gaspar cumpriu seu roteiro de viagem pela Europa iniciada em setembro e já retornou à Botucatu. Durante quase dois meses, Sérgio saiu de Lisboa a bordo da motocicleta batizada de “Miss Europa” e atingiu a meta que era chegar a Moscou, capital da Rússia.

No total foram aproximadamente 37 países, e mais de 12 mil quilômetros à bordo da “Miss Europa”. Durante todo o percurso o logotipo do Museu do Café e do grupo Zuando Moto Clube foram expostos, tanto na caixa traseira da motocicleta, como também nos hotéis, restaurantes, lanchonetes e postos de gasolina do velho continente. “Só podemos agradecer ao Gaspar por levar a marca do nosso Museu do Café a diferentes países da Europa”, colocou o coordenador do Núcleo, José Eduardo Candeias.

O coordenador também realça que, mais uma vez,  o Museu do Café recebeu do Antônio Carlos dos Santos, o “Nica”, o exemplar do jornal “O Túnel” – ano I, nº 6 – setembro. O informativo é bimestral e traz informações, curiosidades e notas referentes às atividades do grupo “Aventureiros do Túnel” e também para os apaixonados por caminhadas. O Coordenador do Núcleo agradece pela gentileza, e cumprimenta o “Nica” e demais membros do grupo pela manutenção do periódico.

O Museu também recebeu o boletim “Boca do Sertão” em seu número 4 referente ao mês de setembro. O boletim traz notícias das cidades da região com foco em Lençóis Paulista. É uma iniciativa de um grupo de apaixonados em preservar a história e a cultura da região e tem apoio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Candeias ainda destaca que o museu recebeu ainda o livro “Boca do Sertão – A História de Piratininga na marcha do café” obra com idealização e edição de texto de Luís Paulo Cesari Domingues, pesquisa histórica de Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira, Projeto Cultural de Cristiane Sabino Vianna de Oliveira, Design de Gustavo Domingues e Fotos de Calil Neto. A obra, com 165 páginas, ricamente ilustrada por fotos, apresenta a importância da cidade de Piratininga na época áurea da expansão cafeeira no Estado de São Paulo.

O livro traz também depoimentos de pessoas que participaram ativamente da vida da cidade. A obra contou com o apoio do ProAc – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, e patrocínio integral da empresa Duratex S.A.  Obra permanecerá à disposição para eventuais consultas.

O Museu do Café tem registrado, com frequência, um grande número de visitantes nos finais de semana e feriados. Ainda mais quando o feriado acontece na sexta ou na segunda feira, permitindo estender a folga, esses números chegam a surpreender. Exemplo disso ocorreu no ultimo feriado do dia 7 de setembro, que caiu numa segunda feira. No sábado, dia 5 foram 137 pessoas. Já no domingo o número chegou a exatos 571 visitantes. No dia 7 fechamos com 241 visitantes. Se somarmos, apenas esse final de semana prolongado, chega-se a 949 visitantes.