Avaliadores iniciam vistorias na Residência da FMB/Unesp

Um grupo de avaliadores designado pela Comissão Nacional de Residência Médica esteve na Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para a início do processo de vistorias que ocorrerá durante 2013. Dessa vez, 9 Programas foram avaliados.

A visita in loco acontece para a verificação das informações enviadas ano passado pelos programas de RM ? Comissão Nacional. São consideradas as condições das instalações, aparelhos disponíveis, nível do corpo docente, acesso a bases de dados para pesquisa, presença de avaliações periódicas, entre outros aspectos.

Após rápido encontro com os supervisores dos programas de Residência da FMB, a comissão percorreu as instalações do Hospital das Clínicas, como ambulatórios, Centro Cirúrgico e enfermarias, para conferir se estavam dentro dos parâmetros exigidos. Médicos residentes das especialidades avaliadas também foram entrevistados.
A qualidade das instalações da FMB impressionou a equipe de visitantes. Os demais programas de residência da FMB deverão passar pelo mesmo processo – que acontece a cada cinco anos – ainda em 2013.

{n}Sobre a Residência Médica{/n}

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

A FMB oferece 358 bolsas de residência médica com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que custeia 84% do valor. A Unesp complementa o restante. A procura pelos programas oferecidos em Botucatu também tem crescido anualmente.