Ato Cívico marca o Dia da Independência em Botucatu

Na manhã desta terça-feira (7), foi realizado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Botucatu, na Praça Pedro Torres nº 100, região central da cidade, as solenidades do Ato Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Estiveram presentes várias autoridades municipais.

O prefeito João Cury Neto acompanhado do major Jorge Miguel, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Interior, passou em revistas as tropas da PM, Guarda Civil Municipal (GCM) e Tiro de Guerra (TG), antes do hasteamento das bandeiras brasileira, paulista e do município.

O orador oficial do evento, convidado pela administração pública foi o professor José Sebastião Mendes, membro da Academia Botucatuense de Letras (ABL). Ele, em seu discurso, destacou a importância da data e das pessoas que lutaram e até perderam a vida em busca do sonho da liberdade.

Tião Mendes, como é mais conhecido, foi empossado com membro da ABL em outubro de 2008 e entre suas inúmeras pesquisas está a do Santo Sudário de Turin, que segundo ele, é talvez a única prova física da passagem de Jesus Cristo pela terra.

Em seguida o prefeito João Cury Neto seguindo o cronograma pré-estabelecido, fez o discurso enfocando de uma maneira geral, como foram seus dois primeiros anos de governo, destacando o que foi feito e o que ainda pretende fazer para alavancar o desenvolvimento do município.

Findo os discursos as autoridades presentes puderam presenciar o encerramento da Campanha do Desarmamento Infantil, onde foram destruídas, com um rolo compressor, centenas de armas de brinquedos arrecadadas durante a campanha. Na sequência, as autoridades seguiram para o palanque montado em frente ao prédio do antigo Fórum, para assistir aos desfiles das escolas e de outras instituições da cidade.

Foto e vídeo: Valério A. Moretto