ASFEL inaugura galeria de fotos de ex-presidentes

A Associação dos Funcionários da Fazenda Experimental do Lageado (ASFEL) inaugurou na sexta-feira, 14 de agosto, galeria de ex-presidentes que fizeram parte dos 28 anos de história da entidade. O evento, realizado em sua sede, no câmpus do Lageado da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA) reuniu associados e membros da atual diretoria. O secretário municipal de Governo da Prefeitura de Botucatu, Caco Colenci, representou o prefeito João Cury Neto na solenidade.

Estão eternizados na galeria, nove ex-presidentes e dirigentes que atualmente conduzem a administração da galeria. Foram homenageados: Afonso Martinez Carmone, Valdemir Ramos Domingues, Sílvio Sabatini Scolastici, Eduardo Benedito Russo, Ciro Marcos Silva, Jorge Luiz Vendramini, Tânia de Cácia Gasparelo, Vera Lúcia da Silva Mendes e Eduardo José Teixeira Fortes.

Para o atual presidente da ASFEL, Eduardo Benedito Russo, a inauguração da galeria representa o agradecimento da entidade pelas pessoas que auxiliaram no crescimento da entidade nos quase 30 anos de existência. “Esta galeria relembra pessoas empenhadas na criação de uma entidade que representasse o servidor do câmpus do Lageado; e promovesse a integração entre a comunidade da Unesp. Foram anos de muita luta e cada um dos homenageados nesta galeria contribuiu de forma contundente para o crescimento da ASFEL”, declarou.

Entre os dirigentes e ex-dirigentes da ASFEL homenageados, o sentimento era de emoção. Após o recebimento de placas os discursos dos homenageados que relembraram as conquistas obtidas ao longo dos anos. Hoje a associação agrega mais de 700 associados entre funcionários das Faculdades de Ciências Agronômicas; Medicina Veterinária e Zootecnia; Medicina e do Instituto de Biociências de Botucatu, vinculadas à Unesp, além da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Primeiro presidente da ASFEL, Afonso Martinez Carmone relembrou as primeiras iniciativas de mobilização para a implantação de uma entidade representativa dos funcionários vinculados à Faculdade de Ciências Agronômicas. “Fico contente da ASFEL ter esta continuidade de um trabalho social ativo junto aos servidores da Unesp”, ressalta.

O professor emérito Ricardo Antonio de Arruda Veiga foi diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) em dois momentos de grande importância histórica para a ASFEL. Em 1987, quando da criação da entidade e em 1995 na cessão e inauguração da sede definitiva. Homenageado na ocasião, prof. Veiga relembrou o processo de concepção e formalização da associação.

“Estar presente quase 30 anos após a criação da associação representa uma imensa satisfação. Ver uma ideia que nasceu com os próprios servidores técnicos-administrativos e que recebeu todo o apoio de minha administração na época. Foi um trabalho difícil e que hoje se colhe os frutos deste crescimento”, frisou Veiga.

Professor emérito e ex-diretor da FCA, Julio Nakagawa, relembrou que o crescimento da associação só foi possível pela determinação dos dirigentes em “Uma instituição só cresce se houver uma coletividade unida e comprometida”, frisou.

Ao representar o prefeito de Botucatu, o secretário municipal de governo Caco Colenci ressaltou o papel da ASFEL enquanto importante prestadora de serviços aos servidores da Unesp. “Sem dúvida é um dos atores que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social do município”, explanou.

Com 28 de anos de existência, a ASFEL se consolida como uma das principais associações na prestação de serviços e na formalização de convênios com empresas. Até agosto de 2015 eram mais de 150 parcerias em benefício do associado.

A história da ASFEL está intrinsicamente ligada à consolidação da Unesp em Botucatu. Conforme o câmpus recebia um número maior de estudantes, pesquisadores, professores e funcionários, a demanda por serviços sociais a estes públicos também crescia.

No período de 1983/1987, servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas, liderados por Afonso Martinez Carmone iniciaram campanha para implantação de uma entidade representativa aos servidores e professores da Unesp. A reunião de fundação ocorreu em 2 de julho de 1987, com sede em espaço provisório cedido pela diretoria da FCA.

A consolidação da ASFEL ocorre em maio de 1995 com a cessão de uma área em definitivo para a construção da sede, que fora edificada com recursos próprios. Atualmente a entidade possui uma subsede no câmpus da Unesp em Rubião Júnior.

 

Relação de presidentes

Afonso Martinez Carmone (1987-1989)

Valdemir Ramos Domingues (1989-1991, 2009-2011)

Sílvio Sabatini Scolastici (1991-1993, 1993-1995)

Eduardo Benedito Russo (1995-1997, 2014-2017)

Ciro Marcos Silva (1997-1999)

Jorge Luiz Vendramini (1999-2001, 2001-2003)

Tânia de Cácia Gasparelo (2003-2005)

Vera Lúcia da Silva Mendes (2005-2007, 2007-2009)

Eduardo José Teixeira Fortes (2011-2014)