ASFA desenvolve projeto social para pessoas idosas

Fotos: Luiz Fernando

A Creche do Idoso é um dos projetos sociais que vem sendo desenvolvido pela Associação Sagrada Família (ASFA), fundada há cinco anos pelo padre Delair Cuerva, instalada na Rua das Rosas, nº 300, Parque Convívio, em uma área com 2.500 metros que está passando por reformas e reestruturações. O projeto que tem apoio da Prefeitura Municipal visa o atendimento e acolhimento ? s pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade e necessitadas de apoio emocional, social e espiritual.

Esse projeto foi um dos motivos de Delair Cuerva ter sido homenageado no mês de abril deste ano pela Câmara Municipal que lhe outorgou o título de Cidadão Botucatuense em sessão solene realizada no salão Padre Pisani, Colégio Santa Marcelina, através de um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Fernando Aparecido Carmoni.

“A proposta da Creche do Idoso é de proporcionar meios de convivência e cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade, pelo avanço da idade ou devido sua fragilidade física, assim como o restabelecimento de vínculos familiares e com a sociedade, para atendimento de suas necessidades e direitos”, coloca Delair Cuerva, presidente da ASFA.

Ele ressalta que nessa primeira fase do projeto os idosos são atendidos duas vezes por semana (terças e quintas-feiras) onde participam de diversas atividades, mas o projeto é audacioso. “A ASFA quer ser uma casa de apoio ? s pessoas fragilizadas ou até mesmo moradia fixa para os que já não possuem mais família. Esse projeto foi iniciado e com a ajuda de parceiros e com fé em Deus, iremos concluir a obra para atender quem necessitar”, prevê Delair Cuerva.

Outras atividades citadas pelo religioso é proporcionar educação religiosa, cultural, artística e social a todo idoso que vier a necessitar; garantindo o atendimento de suas necessidades enquanto estiver sob os cuidados da ASFA, oferecendo campo de estágio e aprimoramento para as diversas profissões, para dar melhor qualidade de vida a essas pessoas.

Destaca que a idéia da instalação da Creche do Idoso surgiu com seu pai, que teve cinco derrames, quebrou o fêmur em dois lugares e foi levado ? sua casa. “Aos poucos foi perdendo a fala, perdendo a audição, o paladar, a visão, definhando com uma doença degenerativa. E eu pensava: o que eu vou fazer? Do meu pai estou cuidando, mas quantos estão nessa mesma situação e podem não estar recebendo atenção?”, lembra.

Quando levava o pai ? Unesp e via aqueles idosos, precisando ter o mesmo carinho, o mesmo cuidado que tinha seu pai, articulou uma maneira de prestar ajuda a essa gente. “Vendo o meu pai pensava nos idosos abandonados, naquelas pessoas que contraíram AIDS e não tinham um local para serem assistidas. Então iniciamos um trabalho, visando ajudar essas pessoas, fazendo um projeto para que tivessem um lar. Queria fazer as pessoas sentirem o que meu pai sentiu, serem valorizadas como ele foi. Foi assim que surgiu a idéia da ASFA, inspirado no meu pai, o seu Júlio Cuerva, que voltou pra Deus e tenho certeza de que lá do céu ele está intercedendo para que essa obra possa crescer”, diz.

O presidente da ASFA revela que a manutenção da entidade e de seus projetos se faz através dos diversos eventos realizados, tais como, convênios com o município, retiros, bingos, festas comemorativas, doações e contribuição dos associados. “Toda a ajuda para nossos projetos sociais é bem vinda”, coloca o sacerdote, lembrando que os interessados em conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos podem visitar a entidade pessoalmente, ou através do site www.asfabrasil.com.br