Aposentados devem se recadastrar até dia 28

Até o dia 28 de fevereiro de 2104. Este é prazo máximo previsto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a renovação de senha e comprovação de vida de aposentados e pensionistas. Não adianta procurar os postos de atendimento do INSS. O aposentado que recebe o dinheiro por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético deve ir até a agência bancária e apresentar documento com foto, como identidade, carteira de trabalho ou de habilitação.

Quem está doente e não consegue se locomover pode nomear um procurador. É preciso cadastrar o representante no INSS, registrar a procuração em cartório e apresentar atestado médico para comprovar que o aposentado não tem mesmo condições de ir pessoalmente ao banco. Os que residem no exterior também podem fazer a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), revela que todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha/prova de vida. Caso os beneficiários que recebem a aposentadoria ou a pensão por meio de crédito em conta-corrente, poupança ou cartão magnético não realizem a renovação de senha e a prova de vida, estes terão os créditos bloqueados pelo INSS.

A diretoria de benefícios da previdência faz esta convocação aos aposentados como forma de evitar fraudes e para que possa fazer o pagamento a quem efetivamente é devido, no tempo certo, e não fazer pagamentos indevidos a pessoas que já faleceram. O recadastramento é a prova de que o aposentado ou pensionista está vivo.