APAE sedia Dia da Valorização à Pessoa com Deficiência

A Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE) sediou neste final de semana o Dia da Valorização da Pessoa com Deficiência. O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), que tem na presidência, Irani Branco Lourenço. Para comemorar o dia foram programadas no palco apresentações do Espaço São Micael, APAE, Associação dos Deficientes Físicos (ADEFIB) e Arte Convívio, entre outros, além de barracas de artesanato.

“Foi um dia bastante agradável e construtivo, onde pudemos mostrar um pouco desse projeto que visa valorizar as pessoas portadoras de deficiência física e mental na sociedade. O CMPD tem entre suas atribuições, garantir os direitos das pessoas com deficiência”, comentou a presidente Irani Branco.

Lembra a presidente que o Conselho tem como finalidades definir a política municipal de interesse das pessoas com deficiência e promover atividades que contribuam para a efetiva integração cultural, econômica, social e política das pessoas com deficiência.

“Também (o Conselho) tem a finalidade de adotar ações que visem o efetivo cumprimento das leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência e de facilitar a representação das pessoas com deficiência em conselhos municipais, fóruns e movimentos nas áreas de saúde, educação, habitação e transporte”, acrescenta Irani.

Fotos: Valéria Cuter