Alunos de escolas públicas são formados no Patrulha da Paz

A Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu nesta semana as formaturas dos alunos que participaram do projeto “Patrulha da Paz” em 2010. No início da semana a formatura foi dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor José Antônio Sartori”, no Jardim Eldorado, onde o projeto foi idealizado no ano de 2005 como forma de incentivar o bom comportamento dos jovens.

Atualmente, 50 alunos, entre 10 a 11 anos de idade, escolhidos pelos próprios colegas de sala, atuam como patrulheiros na Sartori. Eles são responsáveis por fazer relatórios de comportamento de seus colegas e, assim, zelar sobre o patrimônio escolar.

Através do Patrulha da Paz, a Guarda Municipal também se reúne semanalmente com as crianças para transmitir conceitos de cidadania que devem ser seguidos dentro e fora do ambiente escolar, entre outras ações.

A mesma formatura aconteceu na quarta-feira no Centro de Educação Infantil (CEI) “Profº João Queiroz Marques”, localizada no Centro. Já no CEI João Queiroz Marques, 70 crianças, com idade até 5 anos, participam também desde julho do “Patrulhinha da Paz”, no qual os pais dos alunos também têm participação ativa.

E nesta quinta-feira foi realizada a formatura na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Profº Raymundo Cintra”, no Distrito de Vitoriana, ? s 19:30 horas (na quadra da própria escola). Na Raymundo Cintra são 24 alunos do quinto ano que participaram ativamente do projeto desde julho deste ano.

O projeto propicia atividades que: transmitam cultura de paz ao espaço público; mostrem a importância de boas atitudes voltadas ao bem comum, como no trânsito por exemplo; e que utilizem diferentes linguagens e brincadeiras com intuito de desenvolver atitudes voltadas ? segurança individual e coletiva.