Alunos da UNIT aprendem práticas de higiene e manipulação

 

? AULA PRÁTICA DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS - UNIT PARCERIA COM O BOM PRATO BOTUCATU - FOTO IGOR MEDEIROS (11) (Custom)A Prefeitura de Botucatu, através da Universidade do Trabalhador (UNIT), tem proporcionado a 23 pessoas aulas gratuitas de Higiene na Manipulação de Alimentos, viabilizadas em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

“É um curso de formação básica para o aluno que vê toda a parte de pré-higienização, recepção, transporte, armazenamento, refrigeração, lavagem, desinfecção, e o manuseio desse alimento até que ele seja servido”, explica Muris Sleiman, docente do Senac.

AULA PRÁTICA DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS - UNIT PARCERIA COM O BOM PRATO BOTUCATU - FOTO IGOR MEDEIROS (2) (Custom)O curso, iniciado no dia 2 de maio, tem uma grade curricular de 23 horas e deve ser concluído no dia 22 deste mês. Além das aulas teóricas, os alunos têm tido a oportunidade de vivenciar as boas práticas de higiene numa cozinha de verdade. E nada melhor que ter essa experiência no Bom Prato Botucatu, restaurante popular instalado dentro do campus da Unesp em Rubião Júnior, onde são servidos cerca de 300 cafés da manhã e mais 1.500 refeições por dia.

“Eles [alunos] colocaram em prática aquilo que tiveram na teoria. O uso de luva para cortes, o cuidado para não se machucar e todo o processo de higienização dos alimentos. Às vezes as pessoas pensam: ‘Ah, mas é R$ 1 … é de qualquer jeito’. Pelo contrário. Nós temos um esquema de muito rigor com tudo. É um trabalho muito bonito e muito sério, e o cliente que vem aqui pode ter a certeza que a comida daqui é feita com muito carinho e qualidade”, afirma Sueli Pereira da Silva, nutricionista do Bom Prato Saúde Botucatu.

Leandro Almeida Carneiro é um desses alunos do curso da UNIT que passou uma manhã inteira vendo de perto a rotina dentro da cozinha do Bom Prato. Ele conta que o sonho dele era de ingressar na área da gastronomia. “Esse curso vem agregar nas nossas vidas. O conhecimento é algo que a gente vai levar pra sempre, algo que ninguém vai conseguir roubar, pra colocar em prática no nosso futuro profissional”, diz.

Sobre a UNIT

AULA PRÁTICA DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS - UNIT PARCERIA COM O BOM PRATO BOTUCATU - FOTO IGOR MEDEIROS (1) (Custom)A UNIT é um programa da Prefeitura de Botucatu, lançado em dezembro de 2011, que oferece cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho do Município. Hoje ele é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é capacitar gratuitamente ? população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam na cidade de Botucatu. É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNIT também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio ? s Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

Mais informações

Universidade do Trabalhador

E-mail unit@botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador

Tel.: (14) 3814-7346

 

UNIT – polo I

Praça Dom Luiz Maria de Santana, 219 – Centro

 

UNIT – polo II

Rua Francisco Lyra Brandão, 1321 – Vila São Benedito

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)