Almoço beneficente arrecadará recursos para APAPE

Será realizado dia 15 de setembro, a partir das 12 horas, na paróquia Nossa Senhora Menina, da Vila Maria, almoço mineiro em prol da Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APAPE), entidade que recebe apoio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). O evento é promovido pelo Rotary Club Cuesta.

Os convites estão sendo vendidos pelos próprios rotarianos e na sede da APAPE pelo valor de R$ 25,00. Parte da renda arrecadada (50%) será destinada ? instituição, que investe na aquisição de novos aparelhos, equipamentos e manutenção da entidade como forma de garantir e/ou aumentar o número de atendimentos e a qualidade dos serviços prestados.

“Sempre realizamos eventos beneficentes próprios ou em parcerias com outras instituições como os Rotary Clubs de Botucatu para captação de recursos financeiros”, explica o coordenador da APAPE, Romeu Escolástico Filho.

{n}APAPE{/n}

A Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APAPE) foi fundada em 07 de dezembro de 2000. Já em 14 de agosto de 2003, a entidade iniciou as atividades em sua sede social, cedida através da parceria com a Misericórdia Botucatuense, localizada na Rua Doutor Rodrigues do Lago, 94, em Botucatu/SP.

Trata-se de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cujas ações são voltadas ao atendimento de pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos) com deficiências, necessidades especiais, mobilidade reduzida, agravos, lesões ou seqüelas. A APAPE desenvolve suas atividades tendo como principais finalidades e objetivos: estimulação, reabilitação, intervenção e inclusão social.

A associação conta com um corpo de funcionários multiprofissional que atua nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Assistência Social, Psicologia e Fonoaudiologia, além de diversos parceiros e colaboradores, bem como conta com o apoio técnico e médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicinade Botucatu (HCFMB) e da Famesp.

Outros serviços prestados pela APAPE são a Equoterapia, atividade terapêutica e educacional que utiliza o cavalo como agente terapêutico; a realização do Teste da Orelhinha em recém nascidos, em parceria com a Clínica do Bebê; e, recentemente o atendimento aos alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede pública municipal, que apresentam distúrbios do comportamento, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os pacientes atendidos pela APAPE são encaminhados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Hospital das Clínicas de Botucatu, Unidades Básicas de Saúde, Programa Saúde da Família (Secretaria Municipal de Saúde). Os atendimentos são realizados uma ou duas vezes por semana, conforme a patologia, lesão ou seqüela apresentada em cada caso. As sessões duram, em media, 30 a 45 minutos e são agendadas previamente, dependendo da disponibilidade dos usuários e agenda da instituição.

Já passaram pela APAPE milhares de pacientes, que receberam atendimento profissional gratuito, garantindo uma melhor qualidade de vida, graças aos funcionários, voluntários, parceiros e colaboradores da associação.

Parceiros e mantenedores da instituição: Misericórdia Botucatuense, Prefeitura Municipal de Botucatu (Secretaria da Assistência Social, Educação e Saúde), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Botucatu) e Famesp.

Colaboradores: Rotarys Clubs de Botucatu, Unimed, ATFPMB (Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu), THM, LPNet.
Seja você também um parceiro da APAPE. Valorizar as diferenças é construir um mundo melhor, com mais felicidade e amor.