Alemães visitam Botucatu para discutir parceria

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, no dia 11 de abril a visita dos professores Klaus Osterrieder e Chistina Peters, da Universidade Livre de Berlin, na Alemanha. Visitantes participaram de uma reunião com os professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ; Helio Langoni e Alexandre Secorum Borges, respectivamente coordenador e vice-coordenador do programa de pós-graduação em Medicina Veterinária, para debater uma proposta de parceria em pesquisas nas áreas de virologia, zoonoses e biologia da infecção.

O professor Osterrieder é diretor do Instituto de Virologia da Universidade Livre de Berlin e tem destacada atuação em pesquisas com Herpevírus. Ele também ministrou a disciplina de tópicos especiais sobre o tema “Aspectos atuais nas Herpeviorese e desenvolvimento de vacinas”, com a participação de 26 alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária. A professora Christina Peters também falou aos estudantes da FMVZ sobre as possibilidades oferecidas dentro do Programa Ciência Sem Fronteiras junto ? Universidade Livre de Berlin.

O contato com a FMVZ foi feito pelo German House os Science and Innovation, escritório de representação situado na cidade de São Paulo, que busca parcerias com instituições de ensino e pesquisa brasileiras. “Quando eles nos procuraram, tentamos estabelecer uma programação que incluísse uma disciplina, além da discussão sobre um possível convênio”, conta o professor Langoni. “A visita foi extremamente importante. Vamos tentar viabilizar essa colaboração, pois ela traria excelentes oportunidades para nossos alunos. Além disso, a ideia é que, num segundo momento, também tenhamos o intercâmbio de docentes para a realização de projetos de pesquisa em conjunto”.

Da Assessoria