Agronomia empossa novos chefes de departamentos

Na manhã desta sexta-feira (21) uma solenidade realizada no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, empossou os chefes e vice-chefes dos sete departamentos que a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, terá a partir de 2013.

A nova estrutura departamental é próxima ? configuração existente até meados da década de 1990, quando uma reformulação na unidade agrupou todas as estruturas em apenas quatro departamentos. A reestruturação envolveu estudos e ações junto a instâncias superiores da Reitoria e a comunidade da FCA. “Foi um processo de grande efervescência na nossa comunidade, todos participaram. Todas as decisões foram tomadas pela Congregação, nosso órgão colegiado máximo, que também esteve envolvida em todos os processos”, disse o diretor da FCA, professor Edivaldo Velini.

Durante a solenidade o professor Antonio Carlos Maringoni, chefe do Departamento de Proteção Vegetal, fez uso da palavra em nome de todos os novos chefes. “Estamos orgulhosos desse momento de grande desenvolvimento para nossa faculdade. Agradecemos a confiança dos componentes dos departamentos que confiaram em nós. Que possamos fazer gestões profícuas”.

Em seu pronunciamento, o professor Velini lembrou que há departamentos com o número de docentes próximo ao limite estabelecido pela legislação. “Temos um grande desafio que é um trabalho constante de dar estabilidade a esses departamentos. Mas pela vontade que a Universidade teve de criar esse cenário, creio que ela terá também vontade de preservá-lo”.

O diretor da FCA também agradeceu os novos chefes. “É sempre muito trabalho. Temos uma gratidão a todos por assumirem esse desafio. Eles precisarão do apoio da comunidade para fazer o que é atrativo e positivo, mas também precisam ser apoiados para fazer o que algumas legislações estabelecerão como necessário”.

Por fim, Velini, que conclui seu mandato em janeiro de 2013, declarou estar feliz por encerrar formalmente sua gestão com o ato da posse aos novos chefes dos Departamentos. “De todas as atividades que desenvolvemos, nenhuma foi mais complexa. Ela envolveu a comunidade da Unesp e da FCA, a mudança da legislação, decisões colegiadas, democráticas e transparentes, além do amadurecimento dos departamentos. Todas as decisões foram tomadas por unanimidade. O consenso de pessoas inteligentes e qualificadas só pode ser bom. Acho que a FCA entra numa nova era a partir de hoje. Espero que os departamentos sejam unidades de ensino, pesquisa e extensão legítimas e representativas”.

{n}Como ficam os departamentos {/n}

Ciência Florestal:
Prof. Dr. Hernando Alfonso Lara Palma e Prof. Dr. Luiz Alberto Blanco Jorge

Economia, Sociologia e Tecnologia:
Prof. Dr. Osmar de Carvalho Bueno e Maura Seiko T. Esperancini

Engenharia Rural:
Prof. Dr. Odivaldo José Seraphin e Prof. Dr.Raimundo Leite Cruz

Horticultura:
Profa. Dra. Denise Laschi e profa. Dra. Regina Marta Evangelista

Produção e Melhoramento Vegetal:
Prof. Dr. Edvaldo Aparecido Amaral da Silva e Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol

Proteção Vegetal:
Prof. Dr. Antonio Carlos Maringoni e Pofa. Dra. Silvia Renata Siciliano Wilcken

Solos e Recursos Ambientais:
Prof. Dr. Roberto Lyra Villas Boas e Prof. Dr. Isaac Stringueta Machado

Fonte: Assessoria de Comunicação
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – Fepaf