ACE/CDL e Fatec apresentam metodologia do Destaque Lojista 2010

Informações transmitidas pela jornalista Suelyn da Luz, revelam que na noite desta segunda-feira (12), a União ACE/CDL de Botucatu (Associação Comercial e Empresarial/ Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Fundação de Apoio Tecnológica (FAT) da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu, tornou pública a metodologia que será utilizada na aplicação da pesquisa Top Of Mind 2010. Como nos anos anteriores, o objetivo da pesquisa é apontar as empresas mais lembradas pelos consumidores de Botucatu e certificá-las com o selo “Destaque Lojista”, que chega ? sua 17ª edição.

Sob coordenação do professor Roberto Colenci, a pesquisa foi elaborada com a supervisão dos professores Sérgio Augusto Rodrigues, Gislaine Batistela e Bernadete Fantin, especialistas em Estatística. Os oito entrevistadores que aplicarão os 1220 questionários são alunos da Fatec, assim como também os dois tabuladores, alunos de informática, que ficarão responsáveis pela digitalização dos dados.

Segundo Rodrigues, a equipe definiu parâmetros que evitam o cansaço do entrevistado ao apontar a empresa mais lembrada em 118 segmentos escolhidos. “Dividimos a pesquisa em dois questionários, que serão aplicados em 14 regiões de maior fluxo de pessoas na cidade. Já simulamos a entrevista e ficou estipulado que a mesma poderá ser finalizada em uma média de 13 minutos”, disse.

Além da preocupação com o tempo, a equipe elaborou uma disposição dos segmentos que permite ao pesquisador começar a entrevista de qualquer ponto. “Ao possibilitar esse rodízio de segmentos no início da entrevista evita-se que, no final, o entrevistado esteja cansado ou desatento em suas respostas e, assim, prejudicar algum segmento”, completou o professor.

Ainda foram definidos cotas de entrevistados por idade, sexo e escolaridade, de acordo com a predominância do município apontada pelo IBGE, ou seja, serão priorizados os perfis da maioria da população. Todos os entrevistados serão maiores de 16 anos e não há limite de idade, “sempre observando as referidas cotas”, explica Rodrigues. A margem de erro é de 7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O diretor social da União ACE/CDL, Luis Gustavo Aguiar, que representava na ocasião o presidente Antonio Cecílio Júnior, parabenizou a equipe e comentou a satisfação das entidades com a parceria. “Este momento de apresentação da metodologia é muito importante para demonstrar a seriedade da pesquisa. Só temos a agradecer a organização e, certamente, teremos um resultado confiante e transparente”, disse.

A previsão é dos pesquisadores iniciarem os trabalhos na próxima quinta-feira (15) e estão previstos 10 dias de entrevistas. Segundo o coordenador, professor Roberto Colenci, o resultado da pesquisa deverá ser anunciado na primeira quinzena de setembro.

Em 2010, a União ACE/CDL repete a parceria realizada em 2009 com a Revista Botucatu Especial, no Top Of Mind e no Prêmio Destaque Lojista. O tradicional jantar de entrega dos certificados está marcado para ocorrer em 23 de outubro.