ABEC promove Workshop para debater a influência da Cultura Digital para a Publicação Científica

 

imagem_release_746817A Cultura Digital na Integração e Inovação da Publicação Científica foi o tema escolhido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) para o IX Workshop de Editoração Científica. O evento será realizado entre os dias 6 e 10 de novembro, no Hotel Colina Verde, em São Pedro.

A programação foi construída com o compromisso de realizar um evento de alto nível, visando proporcionar aos participantes desde os conceitos básicos, por meio de minicursos, até o debate sobre a fronteira da editoração e os atuais desafios da publicação científica em âmbito mundial. Também haverá um fórum com grupos de trabalho agrupados por regiões do Brasil para que os desafios locais possam ser melhor elencados.

As inscrições podem ser feitas pelo site da ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/ e têm descontos especiais até o dia 24 de setembro.  A participação nos minicursos e workshops é optativa e as vagas são limitadas.

Para o professor Rui Seabra Ferreira Jr, presidente da ABEC e professor da Unesp – Câmpus de Botucatu, o IX Workshop de Editoração Científica permitirá aos editores participantes ampliarem seus horizontes em relação à cultura digital. “É bastante saudável para o crescimento da editoração científica que os personagens envolvidos possam aperfeiçoar suas habilidades de comunicação utilizando a linguagem digital, gerando interação com seus públicos. Tenho certeza que será um evento muito proveitoso”, garante.

OPINIÕES – Elisabete Werlang, que participará do Fórum das Regiões representando os editores da Região Sul, explica que a proposta é unir editores com interesses comuns. Segundo ela, será uma oportunidade para que os editores científicos, organizados por regiões, se conheçam, troquem informações, experiências e, juntos, definam as prioridades de melhorias para as suas revistas. “Penso que a cultura digital contribui muito com as revistas. O acesso ao conteúdo está facilitado. Quando publicamos uma edição, imediatamente ela está disponível para o mundo. Isso é fantástico e contribui muito para a disseminação do conhecimento e os avanços das pesquisas”, destaca. “Toda mudança cultural tem seu lado positivo e negativo. O desafio dos editores é utilizarem as atuais ferramentas disponíveis a favor dos seus autores e leitores, sem jamais perder o foco na qualidade dos artigos que publicamo”, acrescenta.

Para o professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, do Departamento de Ciência do Solo da Universidade de São Paulo (USP), a Cultura Digital na Integração e Inovação da Publicação Científica é atual e extremamente importante. “Os editores terão a oportunidade de participar de minicursos e do “Consultório Editorial” com editores plenos, além do importante debate sobre a fronteira da editoração e os atuais desafios da publicação científica em âmbito mundial. Destaco também o fórum regional dos editores de revistas”, afirma.

Alleoni comenta que os workshops coordenados pela ABEC cumprem importante função ao reunir editores em diferentes fases de experiência na carreira. “A interação dos iniciantes com os mais experientes, por meio de palestras e minicursos, permite que uma nova geração de editores se capacite para incrementar a qualidade de suas revistas”, acrescenta.

4toques Assessoria de Comunicação e Imprensa