8 de março é o Dia Internacional da Mulher

Em Botucatu muitas mulheres desempenham funções de grande relevância na sociedade.mostrando que dia após dia, a mulher vem galgando seu espaço e obteve muitas conquistas. Mesmo assim, em alguns países do mundo, incluindo o Brasil, elas ainda sofrem discriminação e preconceito.

Mulheres correspondem a 41% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil e mais de um quarto das famílias são chefiadas por elas. E mais: pela pesquisa, as mulheres possuem maior nível de escolaridade que os homens, porém não ocupam funções compatíveis com sua formação, além de ter remuneração menor se comparada ao sexo oposto.

Neste dia 8 de maio quando se comemora o Dia Internacional da Mulher seria impossível destacar todas as mulheres botucatuenses que contribuíram (e ainda contribuem) para o desenvolvimento da Cidade, mas algumas delas são consideradas especiais pelos cargos que ocupam e pelo papel que representam na sociedade botucatuense:

{bimg:29575:alt=interna:bimg}

{n}Origem do Dia da Mulher {/n}

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso ? cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas ? um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito ? jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem ? s operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Em 1975, foi designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.