26º Zona eleitoral comemora Dia da Consciência do 1° Voto

Foto – TSE

 

A 26º Zona Eleitoral de Botucatu que também agrega os municípios de Pardinho e Itatinga comemora pela primeira vez o Dia Nacional da Consciência do 1º Voto, instituído pela Lei nº 13.120 de 7 de maio de 2015. A data foi escolhida em homenagem à Marcha dos Cem Mil, que levou milhares de jovens às ruas contra a ditadura militar em 1968, e ressalta a importância da participação na política desde cedo.

O voto direto e universal foi uma das conquistas da Constituição Federal de 1988, e possibilitou a participação de todos os brasileiros na democracia. Apesar de ser facultativo até os 18 anos, qualquer cidadão pode tirar o primeiro título e votar pela primeira vez a partir dos 16 anos.

Tão importante quanto o direito ao voto é o envolvimento com as questões políticas e sociais. A consciência política deve ser desenvolvida e estimulada entre os jovens, para que estes possam participar das eleições de forma plena e consciente.

No Brasil, as eleições acontecem de dois em dois anos: prefeitos e vereadores são escolhidos em um momento, e presidente, governadores, senadores e deputados, em outro. A partir do registro de candidatos, os sites do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam dados e informações sobre as candidaturas, e a consulta pode ser feita por qualquer pessoa.