16ª Caminhada da Fé 2011 reúne centenas de fiéis

A 16ª Caminhada da Fé, realizada pela comunidade católica de Botucatu 2010, reuniu centenas de pessoas. Coordenada pelo padre Orestes Gomes, da Paróquia Nossa Senhora Menina da Vila Maria, com apoio do Diácono Adilson, a caminhada teve início nas primeiras horas da madrugada dessa sexta-feira, na Igreja São José e só terminou por volta das 5h30 da manhã no largo da Catedral Metropolitana.

Foi um percurso de, aproximadamente 11 quilômetros e os caminhantes passaram por diversas igrejas, rezando o terço, orando e cantando, seguindo um cronograma pré-estabelecido. Saíram da Praça da Igreja São José indo até a Igreja Santa Terezinha, no Bairro do Lavapés. De lá seguiu para Conjunto Habitacional Humberto Popolo, na Cohab I, na Igreja São Pio X.

Depois os fiéis se deslocam até o Bairro dos Comerciários, onde na igreja do Santíssimo Sacramento, o diácono Adilson deu a bênção aos fiéis com o Santíssimo, momento de muita emoção para os participantes que de lá seguiram para o Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, onde deram uma parada para descansar antes de seguir para a igreja Menino Deus, ainda no Bairro Alto.

De lá, comitiva católica veio direto ? Catedral Metropolitana de Botucatu, para o encerramento, onde fiéis receberam a benção e fizeram dessa caminhada uma das melhores e mais bem sucedidas até hoje. “Foi mais um ano de sucesso em que tivemos a participação maciça da comunidade católica. Por isso essa caminhada já virou tradição na cidade”, comentou o padre Orestes.

{n}Plínio Paganini{/n}

Essa Caminhada da Fé que há vários anos vem sendo realizada, foi criada pelo radialista Plínio Paganini, um dos pioneiros a aderir a Renovação Carismática Católica em Botucatu e que fazia parte do Grupo de Oração da Igreja São José, onde as pessoas se reuniram para rezar o terço e cantar pelos menos uma vez por semana. Ao lado de Plínio na criação da Caminhada, esteve a irmão Anunciação, da Congregação das Servas do Senhor.

Em suas primeiras edições a Caminhada passava por todas as paróquias da cidade, sem exceção. Iniciava ? meia noite só terminava com o dia claro. Mas, com o passar do tempo, o trajeto foi diminuindo para preservar as pessoas mais idosas. Com isso a caminhada deixou de passar pela parte alta da cidade, como Vila Antártica, Vila dos Lavradores e Vila Aparecida.

Fotos: David Devidé