“Passeio dos Idosos” encerra ano com confraternização

Mais de 70 idosos se reuniram no salão do Centro do Professorado Paulista para uma confraternização de fim de ano do projeto Passeio dos Idosos, que conta com apoio da Prefeitura de Botucatu. Ele é desenvolvido junto a pouco mais de 400 idosos referenciados através dos programas de Saúde e Assistencial Social do Município.

Os passeios, coordenados pelas voluntárias Alaíde Orsi e Maria Aparecida Forti, aliam cultura e lazer, buscam tirar os idosos de suas respectivas rotinas, além de estimular a socialização e, consequentemente, contribuir com o bem estar e qualidade de vida desta população. Nos últimos oito anos em que o projeto é desenvolvido já foram realizados passeios a parques, feiras, museus, empresas e instituições de Botucatu e cidades da região.

“É uma troca de experiências incrível. O projeto busca ajudar principalmente aquele idoso que vive sozinho e está em quadro de depressão. Então o passeio socializa e estimula o idoso a buscar algo novo, até para que o quadro de saúde deles não piore. Os interessados em participar dos passeios devem ficar atentos às divulgações nos postos de saúde ou Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa”, afirma Maria Aparecida.

“Vale lembrar que mais de 13% da população botucatuense possui mais de 60 anos. Por isso o governo tem buscado ampliar as ações de interesse desta população. E este projeto é um exemplo disso. Um projeto existente há 8 anos, idealizado pela comunidade, de interesse da população idosa e que conta com o apoio da Administração Municipal. Esse é o modelo de projeto que merece ser apoiado e que pretendemos cada vez mais ampliar a sua participação”, afirma Paulo Malagutte, assessor em Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu. Os interessados em ser voluntários ou ajudar de alguma maneira o projeto podem entrar em contato pelos telefones (14) 3354-1357 / 9.9729-7142 ou pelo seguinte e-mail: cidinhaforti@hotmail.com.