“Mulher de Negócios” é apresentado em Botucatu‏

Mais da metade dos novos empreendimentos no país são administrados por mulheres. Esta é a realidade constatada pelo estudo “Empreendedorismo no Brasil 2013”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Sebrae, Universidade Federal do Paraná e Fundação Getúlio Vargas.

A pesquisa, que indica uma presença maior das mulheres na economia do país, relata que parte deste aumento reflete nas mudanças econômicas e sociais das últimas décadas, com mulheres tendo maior espaço dentro do mercado de trabalho e na sociedade.

Inovação e criatividade também estão atreladas ao comportamento da mulher empreendedora, conforme aponta o estudo “Empreendedorismo no Brasil 2013”.

Com o objetivo de destacar histórias de sucesso no empreendedorismo feminino o Sebrae promove o Prêmio “Sebrae Mulher de Negócios”. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou no Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu.

? O prêmio é dividido nas etapas estadual e nacional, com inscrições até 31 de julho. As categorias em disputa são de pequenos negócios, produtora rural e microempreendedora individual.

Para apresentar os detalhes do Prêmio, o escritório do Sebrae-SP promove em seu Escritório Regional de Botucatu (Rua Dr. Costa Leite, 1570), no dia 28 de maio, evento Mulher de Negócios. O encontro, com início ? s 19 horas, contará com a palestra “Mulheres na Liderança e seus Desafios”, além de um bate-papo sobre empreendedorismo feminino, experiências na liderança e gestão, com a troca de experiências entre as empreendedoras interessadas.

?

Histórico de empreendedoras

?

? A região de Botucatu já classificou quatro finalistas para as etapas estadual e nacional do prêmio. Um desses casos é o de Branca Carvalho e Silva, Dona Branquinha, como é conhecida. Ela incentiva a capacitação e geração de renda por meio do artesanato. Sua história chegou na etapa nacional do concurso de 2012.

Também tiveram destaque no prêmio as empresárias Isabel Coneglian, na categoria Pequenos Negócios (em 2009 foi a terceira colocada estadual); Luciane Somera que em 2010 foi finalista na categoria Pequenos Negócios e Aparecida Carmona, que conquistou o segundo lugar na etapa estadual da categoria Negócios Coletivos, também em 2010.

Luciane Somera (foto), que em 2010 foi uma das finalistas da categoria Pequenos Negócios, ressalta que a participação no prêmio a fez refletir sobre a postura empreendedora em consonância com a vida particular. “Foi interessante para rever detalhes do empreendedorismo que no dia a dia passam despercebidos. Isso faz com que a gente entenda porque o empreendedorismo é um conjunto de ações que, combinadas levam a um resultado”, ressalta.

? “A mulher conquistou seu espaço em diversos segmentos da sociedade, principalmente na economia. Mostrar iniciativas que transformam a sociedade se faz necessário para incentivar e estimular o empreendedorismo”, afirma Geovana Annelli Parreira Leonardo, analista do Sebrae-SP em Botucatu, responsável pela promoção do Prêmio Mulher de Negócios na região.

?

?

Como participar

?

As inscrições para a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios devem ser feitas pelo endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.br até ? s 23h59 do dia 31 de julho ou na unidade do Sebrae-SP mais próxima.

Podem participar mulheres empreendedoras maiores de 18 anos, nas categorias Pequenos Negócios (proprietárias de micro e pequenas empresas há pelo menos um ano); Produtoras Rural e Microempreendedora Individual (que atue por conta própria e com o empreendimento formalizado, cujo faturamento não exceda R$ 60 mil anuais). Somente poderá participar um CNPJ por relato.

As vencedoras da etapa estadual receberão um troféu de reconhecimento, certificado de premiação, direito ao selo de vencedora estadual, capacitações do Sebrae-SP e uma viagem para participar da cerimônia nacional. Já na etapa nacional, as vencedoras das três categorias receberão além de um troféu e uma placa de reconhecimento, também uma viagem internacional.

?