Volta Ciclística de São Paulo passará por Botucatu

O principal evento do ciclismo nacional completa uma década em 2014. O Tour do Brasil/Volta Ciclística do Estado de São Paulo será a atração no período de 9 a 16 de fevereiro, percorrendo mais de mil quilômetros. O percurso incluiu novas cidades como Botucatu, Barueri, Brotas, Águas de Lindóia e Lindóia, além de Monte Verde. Permaneceram Sorocaba, Atibaia e São Paulo.

Para o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira, a participação de Botucatu neste evento é muito importante porque coloca a Cidade no cenário nacional de uma competição que traz atletas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

“Receber esta competição possibilitará ? população botucatuense participar da chegada e largada dos atletas pessoalmente e por meio da televisão. Além disso, os competidores e suas equipes de apoio poderão desfrutar as belezas de Botucatu e conhecer seus equipamentos na área educacional, religiosa e turística. É uma grande oportunidade de divulgar a Cidade para este pessoal que dificilmente passariam por aqui”, argumenta.

Roteiro e edições anteriores – As melhores equipes e atletas nacionais e outros seis times internacionais participarão da disputa, numa grande festa de técnica sobre duas rodas. O evento é considerado um dos mais importantes do calendário latino-americano e contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

A décima edição apresenta novidades que fizeram que se tornasse ainda mais técnica e com percurso mais variado que exigirá muito dos participantes. Outra novidade é a etapa final, com um circuito de aproximadamente 70 km na Praça da República, em pleno centro da capital paulista, válido também como a Copa da República de Ciclismo, proporcionando um encerramento emocionante para a competição.

O roteiro é o seguinte: 9/2, Barueri/Sorocaba; 10/2, Sorocaba/Botucatu; 11/2, Botucatu/Brotas; 12/2, Brotas – Contrarrelógio; 13/2, Brotas/Águas de Lindóia; 14/2, Lindóia/Atibaia; 15/2, Atibaia/Monte Verde(MG); 16/2 – São Paulo – Circuito no Centro.

O evento reunirá ciclistas de seis países. Além das principais equipes do Brasil, as 14 mais bem colocadas no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) de dezembro de 2013, também estarão seis equipes do exterior, representando de Portugal, Rússia, Itália, Colômbia (dois times) e Paraguai.

Nas nove edições anteriores, o Brasil venceu oito e perdeu apenas em 2009, quando a equipe Barbot/Siper/Azeite Vila Flor, de Portugal, levou a melhor. O time Funvic, então em Pindamonhangaba, venceu a última edição em 2012, tornando-se bicampeão. No individual, o vencedor foi Magno Nazaret, da mesma equipe.

{n}Saiba mais{/n}

O 10º Tour do Brasil/Volta Ciclística do Estado de São Paulo tem realização, organização e coordenação da Rede Globo, Governo do Estado de São Paulo, Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Yescom, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e União Ciclística Internacional (UCI).
A promoção e transmissão é da TV Globo, SporTV, Globo Internacional, GloboEsporte.com, Eu Atleta.com, Esporte Espetacular. O patrocínio é de Rexona, Caixa, Sedex e Camisinhas Olla. O apoio é da Água Schin, Montevérgine, Café 3 Corações, Bianchi, Penks.

O apoio especial é de Artesp, DER, Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Policia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, Policia Rodoviária Federal, Federação Mineira de Ciclismo e das prefeituras de Barueri, Sorocaba, Botucatu, Brotas, Estância de Águas de Lindóia, Atibaia, Estância de Lindóia, Camanducaia, São Paulo.

{n}Campeões por equipes:{/n}

2004 – Memorial/Santos
2005 – Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SJC
2006 – Cesc/C.E São Caetano/Sundown
2007 – Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SJC
2008 – Avaí/Florianópolis/APGF
2009 – Barbot/Siper/Azeite Vila Flor/Portugal
2010 – Clube DataRO de Ciclismo
2011 – Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba
2012 – Funvic/Pindamonhangaba

{n}Campeões individuais:{/n}

2004 – Antonio Xavier do Nascimento
2005 – Jorge Giacinti
2006 – Alex Diniz
2007 – Marcos Christian Novello
2008 – Gregolry Panizo
2009 – Sergio Ribeiro (Portugal)
2010 – Gregory Panizo
2011 – José Eriberto