Vereador busca equipamentos para atletas deficientes

Portador de deficiência visual e esportista, o vereador do PT Carlos Trigo (foto) tem lutado por melhorias para que pessoas com qualquer tipo de deficiência física possa praticar esportes e demonstrou isso novamente durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, ao apresentar um pedido por investimentos específicos em equipamentos. A solicitação foi aprovada pela unanimidade dos demais legisladores.

O documento, encaminhado à secretaria municipal de esportes, pede para que o Poder Executivo adquira os seguintes materiais para a prática esportiva: dardos, pesos de um a cinco quilos, discos, cordas (para o guia correr junto ao atleta deficiente visual), óculos escuros para as provas de atletismo e elásticos para exercício, visando incentivar e proporcionar melhores condições de treinamento às pessoas com deficiência.

De acordo com o vereador, os chamados “Atletas com Deficiência” têm colaborado para o sucesso de Botucatu em competições esportivas, como os Jogos Regionais (somente em 2015 foram 22 medalhas) e precisam de melhorias em seus treinamentos. “Hoje temos um projeto com professores que tem como objetivos: treinar e preparar pessoas para a prática de esportes e para termos sucesso nisso, precisamos de mais materiais, já que os existentes hoje se tornaram insuficientes”, comenta Trigo.

Para o legislador, que é grande incentivador do desenvolvimento de atividades esportivas por deficientes, o investimento trará bons frutos. “Todos sabem da importância da prática esportiva para se ter qualidade de vida, principalmente quando falamos de pessoas com qualquer tipo de deficiência, já que atua como um fator motivacional, já que frequentemente encontramos deficientes desanimados, com problemas de depressão”, justificou Carlos Trigo